A ETNOMATEMÁTICA E O PENSAMENTO DECOLONIAL
diálogos possíveis para uma educação libertadora
Palavras-chave:
Educação Matemática, Perspectiva dialógica freiriana, Educação eurocêntricaResumo
O objetivo deste projeto é compreender a construção de caminhos didático-pedagógicos para uma educação matemática não eurocêntrica, pautados na Decolonialidade e na Etnomatemática. Para isso, inicialmente aplicaremos questionários e entrevistas com professores de duas escolas do município de Palmas – TO e, em seguida, organizaremos encontros via Google meet para construir de forma mútua e dialógica possíveis caminhos didático-pedagógicos pautados na Decolonialidade e na Etnomatemática. Para a análise dos dados coletados, utilizaremos como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso brasileira. Espera-se com este trabalho contribuir para a formação de professores de matemática mediante uma educação pautada no princípio da liberdade segundo preconiza a pedagogia freireana, uma vez que, pretendemos discutir caminhos para o rompimento do autoritarismo e da hegemonia epistêmica europeia que historicamente vem dominando e impondo uma única forma de pensar a educação no sul global.
Downloads
Referências
BALLESTRIN, L. América latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89 – 117, agosto, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522013000200004>. Acesso em: 04 fev. 2021.
BARBOSA A. T. (De)colonialidade no currículo de biologia do ensino secundário geral em timor–Leste. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. p.12. 2018.
BARBOSA, A. T.; CASSIANI, SUZANI . Transnacionalização Curricular em Timor-Leste: tensões entre o Global e o Nacional. In: Bruno Monteiro; Débora Dutra; Suzani Cassiani; Celso Sanchez; Roberto D. Oliveira. (Org.). Decolonialidades na Educação em Ciências. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 1-366.
FERREIRA, C. A. L. Pesquisa qualitativa e quantitativa: perspectivas para o campo da educação. Revista Mosaico, Goiás, v. 8, n. 2, p. 173-182, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4419/2542>. Acesso em: 04 fev. 2021.
FREIRE. P. Pedagogia da autonomia. 31. ed. São Paulo : Paz e Terra, 1996.
FREIRE. P. Educação como prática da liberdade. 46. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal: lógica dialética. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões Básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico: Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 27-53.
MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 2005. (Os pensadores)
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
MÉSZÁROS. E. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YIN, Robert K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 313 PDF downloads: 238