VARIÁVEIS EM MOVIMENTO: problematizações históricas para o estudo de Cálculo na formação inicial de professores de matemática
Palavras-chave:
Variável, Cálculo, História para o ensino de matemática, Formação de professoresDownloads
Referências
CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais da Matemática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1998.
FOSSA, J. A. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar, Pará, v. 3, n. 4, p. 7-16, jul/dez, 2008. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/77/80>. Acesso em: 08 abril 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro:
Ciência Moderna, 2009.
MENDES, Iran Abreu. A Investigação Histórica na Formação de Professores de Matemática. Revista Cocar, Belém, v. 4, n. 7, p. 37-48. Jan/jun 2010. ISSN: 2237-0315. Disponível em:
<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160867/37-122-1-PB.pdf>. Acesso em: 03 mar 2022.
MENDES, I. A. Usos da história no ensino de matemática: reflexões teóricas e experiências. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer a vir a ser no ensino aprendizagem de matemática. Tradução: Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora e Livraria da Física, 2021.
SCHUBRING, G. Conflicts between generalization, rigor, and intuition: number
concepts underlying the development of analysis in 17th-19th century France and
Germany. New York: Springer, 2005.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 61 PDF downloads: 52