VARIÁVEIS EM MOVIMENTO: problematizações históricas para o estudo de Cálculo na formação inicial de professores de matemática

Autores

Palavras-chave:

Variável, Cálculo, História para o ensino de matemática, Formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso: Barra do Bugres, MT.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área de Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Doutorado em andamento pelo programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo Diferencial e Integral. Membro do grupo de pesquisa Prática Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM). Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT (CEB).

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará: Belém, PA.

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Referências

CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais da Matemática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1998.

FOSSA, J. A. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar, Pará, v. 3, n. 4, p. 7-16, jul/dez, 2008. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/77/80>. Acesso em: 08 abril 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro:

Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. A Investigação Histórica na Formação de Professores de Matemática. Revista Cocar, Belém, v. 4, n. 7, p. 37-48. Jan/jun 2010. ISSN: 2237-0315. Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160867/37-122-1-PB.pdf>. Acesso em: 03 mar 2022.

MENDES, I. A. Usos da história no ensino de matemática: reflexões teóricas e experiências. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer a vir a ser no ensino aprendizagem de matemática. Tradução: Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora e Livraria da Física, 2021.

SCHUBRING, G. Conflicts between generalization, rigor, and intuition: number

concepts underlying the development of analysis in 17th-19th century France and

Germany. New York: Springer, 2005.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 61     PDF downloads: 52

Como Citar

MACHADO, L. B.; MENDES, I. A. VARIÁVEIS EM MOVIMENTO: problematizações históricas para o estudo de Cálculo na formação inicial de professores de matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–6, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/317. Acesso em: 21 nov. 2024.