COORDENADORIA DE ARTES E OFICINAS ARTÍSTICAS DA UERJ: relações entre formação e história do seu espaço físico

Autores

Palavras-chave:

Cultura escolar, História da Educação, Memória Documental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Bolsoni, UERJ

´É professora efetiva da disciplina de Artes visuais do Colégio de Aplicação da UERJ desde 1998. Possui Mestrado em Educação pela UERJ (2021) e graduação em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). , atuando principalmente nos seguintes temas: escola, memória, cultura escrita, profissão docente, estágio supervisionado, formação continuada, narrativas de formação e abordagem autobiográfica. Além da docência, exerceu nos quadriênios de 2016-2019 3 2020-2023 o cargo de confiança do Centro Cultural da UERJ/ na Pró-reitoria de extensão e cultura, sendo responsável pela coordenação de oficinas e eventos nas áreas artísticas de Artes visuais, Cinema, Música, Teatro, Corpo/Dança e Literatura. Foi a criadora da Galeria da Passagem, espaço expositivo localizado no Centro Cultural da Uerj e destinado a dar protagonismo a artistas em início de carreira e artistas representantes de grupos minoritários, como negros, mulheres, lgbtqia+, indígenas e outros, bem como /o Espaço educativo Paulo Freire, sala específica destinada a trabalhar com os grupos de visitação das exposições. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd/Uerj, na linha Instituições, Práticas Educativas e História.

Denise Medina França, Programa de pós-graduação da UERJ

Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área educação matemática- UERJ-Maracanã, das disciplinas educação matemática para crianças, jovens e adultos I e II, e do PROPED- Programa de Pós - Graduação em Educação-Instituições, Práticas Educativas e História-UERJ. Pesquisadora do NEPHE-Núcleo de ensino e pesquisa em história da educação-UERJ e do GHEMAT- Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Coordenadora do GHEMAT-RIO. Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação matemática, formação de professores e História da educação matemática. Na pesquisa, junto ao GHEMAT e NEPHE, investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, história da educação matemática, formação de professores, saberes profissionais dos professores que ensinam matemática. 

Referências

BARROS, J.DA. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion, vol. 3, n. 5, pp. 36-67, Jan-Jul/2009.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. 2ª Edição. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.

COSTA, P. M. D. da. Universidade, política cultural e juventude: o saber, o fazer da extensão nas universidades públicas. 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

FREIRE, J.R.B. Departamento de alunos: a que será que se destina. Documento de circulação restrita. Rio de Janeiro, UERJ, 1988.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: História e Memória. 4ª edição. Campinas: UNICAMP, 1996.

MIGNOT, Ana Chrystina V.; BASTOS, Maria Helena Câmara; CUNHA, Maria Teresa

Santos (orgs.). Refúgios do eu: educação, história, escrita autobiográfica. Florianópolis, 2000.

MOUSSATCHE, H.; ALVEZ-MAZZOTTI, A. J.; MAZZOTTI, T. Arquitetura escolar: imagens e representações. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000.

VIDAL, Diana G. “Fim do mundo do fim: avaliação, preservação e descarte documental”. In: Faria Filho, Luciano, M. (org). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados: Bragança Paulista: EDUSF, 2000, p. 31-44.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 9     PDF downloads: 9

Como Citar

DE LIMA BOLSONI, M.; MEDINA DE ALMEIDA FRANÇA, D. COORDENADORIA DE ARTES E OFICINAS ARTÍSTICAS DA UERJ: relações entre formação e história do seu espaço físico. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/371. Acesso em: 20 maio. 2024.