A INTERSECÇÃO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E BOURDIEU: Um Estudo Sobre o Capital Cultural e Social na Formação de Professores Indígenas

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, sociologia, indígena, capital

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, UFNT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Coordenadora/Professora do Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
(PPGECIM/Campus de Araguaína), Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade
Federal do Norte do Tocantins - UFNT – Araguaína – Tocantins, Brasil.

Referências

BACURY, Gerson Ribeiro; MELO, Elisângela Aparecida Pereira de. A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE INDÍGENA. La Recherche En Education – n°27 (2023)

BAUER, Martin W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesse do conhecimento. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-36.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004. 234p.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Como foi gerado o nome etnomatemática ou alustapasivistykselitys. In: Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFF, 25 e 26 de setembro de 2014, p. 14-22.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 6º Edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

GONÇALVES, Tadeu Oliver; ALBUQUERQUE, Andréa Souza de; BARBOSA, Mauro Guterres (org.). PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: movimentos, contextos e identidades em construção. São Paulo: Livraria da Física, 2021. 260 p.

MEIRA, Claudia de Jesus; FANTINATO, Maria Cecilia. CONCEPÇÕES DE CULTURA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, v. 1, n. 2, p. 76-93, 23 nov. 2021.

ROSA, Sâmua Nikaelen Eliane et al. Etnomatemática e Etnociência “não presentes” em manuais de professores de ciências e matemática de escolas indígenas xerente no estado do Tocantins. Revista Prática Docente, [S.L.], v. 8, n. , p. 1-21, 30 dez. 2023. Revista Pratica Docente. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2023.v8.nespecial.e23105.id822.

VALENTE, W.R. (2003). “Saber cientifico, saber escolar e suas relações: Elementos para reflexão sobre a didática”. Revista Diálogo Educacional, v.4, n. 10. Curitiba, p. 55-67.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 12     PDF downloads: 9

Como Citar

NIKAELEN ELIANE ROSA, S.; MELO, E. A. P. de. A INTERSECÇÃO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E BOURDIEU: Um Estudo Sobre o Capital Cultural e Social na Formação de Professores Indígenas. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/392. Acesso em: 21 maio. 2024.