O SIGNIFICADO MEDIDA NO ESTUDO SOBRE FRAÇÕES

discussões entre professores que ensinam matemática

Autores

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Saberes docentes, Frações

Resumo

Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de mestrado envolvendo o estudo e ensino de frações no Ensino Fundamental, que tem como questão norteadora:como ocorre a constituição de um grupo de estudos entre professores participantes de um curso de extensão sobre o estudo e ensino de frações na escola? Foi proposto um curso de extensão vinculado à UFRGS com oito encontros virtuais, tendo como público-alvo professores que ensinam ou já ensinaram matemática no Ensino Fundamental. Cinco professores participaram das discussões expostas neste recorte, além da mestranda ministrante do curso. A escolha metodológica foi pela pesquisa narrativa, buscando constituir a interpretação das interações em grupo. Buscamos neste recorte perceber a mobilização de diferentes saberes docentes, enfocando especialmente aqueles relacionados ao ensino de frações e ao significado medida. A narrativa da atividade contempla a mobilização de saberes vinculados ao currículo, experiências docentes e de saberes matemáticos por parte dos professores.

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Biografia do Autor

Stephanie da Silva Trindade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2021-07-22

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Como Citar

TRINDADE, S. da S. .; BÚRIGO, E. Z. O SIGNIFICADO MEDIDA NO ESTUDO SOBRE FRAÇÕES: discussões entre professores que ensinam matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/40. Acesso em: 3 dez. 2024.