O SIGNIFICADO MEDIDA NO ESTUDO SOBRE FRAÇÕES
discussões entre professores que ensinam matemática
Palavras-chave:
Ensino fundamental, Saberes docentes, FraçõesResumo
Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de mestrado envolvendo o estudo e ensino de frações no Ensino Fundamental, que tem como questão norteadora:como ocorre a constituição de um grupo de estudos entre professores participantes de um curso de extensão sobre o estudo e ensino de frações na escola? Foi proposto um curso de extensão vinculado à UFRGS com oito encontros virtuais, tendo como público-alvo professores que ensinam ou já ensinaram matemática no Ensino Fundamental. Cinco professores participaram das discussões expostas neste recorte, além da mestranda ministrante do curso. A escolha metodológica foi pela pesquisa narrativa, buscando constituir a interpretação das interações em grupo. Buscamos neste recorte perceber a mobilização de diferentes saberes docentes, enfocando especialmente aqueles relacionados ao ensino de frações e ao significado medida. A narrativa da atividade contempla a mobilização de saberes vinculados ao currículo, experiências docentes e de saberes matemáticos por parte dos professores.
Downloads
Referências
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.
CLANDININ, D. J; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1998.
KIEREN, T. E. On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational
numbers. In: LESH, R. (ed.) Number and measurement: papers from a research workshop. Columbus, Ohio: Eric/Smeac, 1976. p.101-144. Disponível em https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED120027.pdf. Acesso em 14 de abril de 2021.
NUNES, T.; BRYANT, P.; PRETZLIK, U.; HURRY, J. The effect of situations on children’s understanding of fractions. Trabalho apresentado no encontro da British Society for Research on the Learning of Mathematics. Oxford: 2003.
ROMANATTO, M. C. Número Racional: relações necessárias à sua compreensão. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253377. Acesso em 14 de abril de 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 330 PDF downloads: 102