'MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA’, 1.º GRAU

um exame preliminar

Autores

Palavras-chave:

Saberes Profissionais, Manual Pedagógico, Matemática escolar

Resumo

Neste artigo, busca-se caracterizar elementos de um saber profissional do professor que ensina matemática, por meio da análise do Manual Pedagógico para a Escola Moderna – técnicas de ensino, 1.º grau, escrito por uma equipe de autores. O texto se ampara em autores que colocam o saber profissional como tema para análise do ensino e da formação em contexto histórico. A questão que norteou o estudo foi: “que matemática para ensinar surge ao analisar as orientações do Manual Pedagógico para a Escola Moderna?”. O estudo revelou que a autora, que elaborou a parte destinada à matemática, atribui uma sequência metodológica para que os professores pudessem realizar na prática o desenvolvimento do conteúdo. Além disso, o modo como é apresentada a sequência de conteúdos permite uma graduação no ensino do 1.º ano primário.

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Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-05-03

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Como Citar

GOUVEIA, R. P. . ’MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA’, 1.º GRAU: um exame preliminar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/9. Acesso em: 21 maio. 2024.