'MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA’, 1.º GRAU

um exame preliminar

Autores

Palavras-chave:

Saberes Profissionais, Manual Pedagógico, Matemática escolar

Resumo

Neste artigo, busca-se caracterizar elementos de um saber profissional do professor que ensina matemática, por meio da análise do Manual Pedagógico para a Escola Moderna – técnicas de ensino, 1.º grau, escrito por uma equipe de autores. O texto se ampara em autores que colocam o saber profissional como tema para análise do ensino e da formação em contexto histórico. A questão que norteou o estudo foi: “que matemática para ensinar surge ao analisar as orientações do Manual Pedagógico para a Escola Moderna?”. O estudo revelou que a autora, que elaborou a parte destinada à matemática, atribui uma sequência metodológica para que os professores pudessem realizar na prática o desenvolvimento do conteúdo. Além disso, o modo como é apresentada a sequência de conteúdos permite uma graduação no ensino do 1.º ano primário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Referências

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017.

BOTELHO, R. G.; OLIVEIRA, C. da C. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, Brasília - DF, v. 44, n. 3, p.501-513, set. 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1804. Acesso em: 15 maio 2019.

CASTRO et al. Manual Pedagógico para a Escola Moderna. São Paulo: Editora Pedagógica Brasileira, S.d.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2005.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

FRANÇA, D. M. de A. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). 2012. 294f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação de São Paulo, São Paulo, 2012.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

MATOS, J. M. e VALENTE, W. R. Estudos comparativos sobre a reforma da Matemática Moderna. In: MATOS, J. M. e VALENTE, W. R. (Eds.). A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos. Lisboa: UIED, 2010. p.1-8. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/135866/MatosValente2010.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 abr. 2021.

SÃO PAULO (Município). Departamento Municipal de Ensino. Divisão de Orientação Técnica. Período Preparatório – 1969. São Paulo, 1969. 63p.

VALENTE, W. R. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 18, p. 19-34, maio 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3214. Acesso em: 11 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 175     PDF downloads: 166

Como Citar

GOUVEIA, R. P. . ’MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA’, 1.º GRAU: um exame preliminar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/9. Acesso em: 21 nov. 2024.