'MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA’, 1.º GRAU

um exame preliminar

Autores/as

Palabras clave:

Saberes Profissionais, Manual Pedagógico, Matemática escolar

Resumen

Neste artigo, busca-se caracterizar elementos de um saber profissional do professor que ensina matemática, por meio da análise do Manual Pedagógico para a Escola Moderna – técnicas de ensino, 1.º grau, escrito por uma equipe de autores. O texto se ampara em autores que colocam o saber profissional como tema para análise do ensino e da formação em contexto histórico. A questão que norteou o estudo foi: “que matemática para ensinar surge ao analisar as orientações do Manual Pedagógico para a Escola Moderna?”. O estudo revelou que a autora, que elaborou a parte destinada à matemática, atribui uma sequência metodológica para que os professores pudessem realizar na prática o desenvolvimento do conteúdo. Além disso, o modo como é apresentada a sequência de conteúdos permite uma graduação no ensino do 1.º ano primário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Citas

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017.

BOTELHO, R. G.; OLIVEIRA, C. da C. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, Brasília - DF, v. 44, n. 3, p.501-513, set. 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1804. Acesso em: 15 maio 2019.

CASTRO et al. Manual Pedagógico para a Escola Moderna. São Paulo: Editora Pedagógica Brasileira, S.d.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2005.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

FRANÇA, D. M. de A. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979). 2012. 294f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação de São Paulo, São Paulo, 2012.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

MATOS, J. M. e VALENTE, W. R. Estudos comparativos sobre a reforma da Matemática Moderna. In: MATOS, J. M. e VALENTE, W. R. (Eds.). A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos. Lisboa: UIED, 2010. p.1-8. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/135866/MatosValente2010.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 abr. 2021.

SÃO PAULO (Município). Departamento Municipal de Ensino. Divisão de Orientação Técnica. Período Preparatório – 1969. São Paulo, 1969. 63p.

VALENTE, W. R. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 18, p. 19-34, maio 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3214. Acesso em: 11 mar. 2021.

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 175     PDF (Português (Brasil)) downloads: 166

Cómo citar

GOUVEIA, R. P. . ’MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA’, 1.º GRAU: um exame preliminar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/9. Acesso em: 21 nov. 2024.