REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Fundamental, Van Hiele, Pensamento Geométrico

Resumo

O estudo tem como objetivo a pesquisa da introdução do ensino da Geometria associado ao desenvolvimento do pensamento geométrico olhando para o Currículo Paulista (São Paulo, 2019) no Ensino Fundamental Anos Iniciais, cujo documento está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), buscando construir nos alunos o saber matemático nas situações que compõem o pensamento geométrico amparado nos níveis de conhecimento da Pesquisa de Van-Hiele. Elaborar conceitos que permitirão que os alunos aprendam as relações geométricas com situações reais de suas vidas. Este artigo aborda uma proposta de ensino voltada para estas reflexões, para isso, desenvolve um breve Histórico da Geometria e análise documental  dos quais estão em fase de conclusão de dados.

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Biografia do Autor

Alessandra Domingues Doce de Castro, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Mestranda em Ensino de Ciências pela Instituição UNICSUL. MBA Executivo em Auditoria FGV/UFC São Paulo, São Paulo, Brasil.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Doutor em Educação de Matemática pela PUC-SP. Professor na Instituição UNICSUL, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

DE CASTRO, A. D. D.; PALANCH, W. B. de L. . REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/95. Acesso em: 17 maio. 2024.