A HISTÓRIA, O PENSAMENTO ALGÉBRICO-GEOMÉTRICO E O COMPUTADOR: interdisciplinaridade como proposta de aulas interativas

Autores

Palavras-chave:

Interatividade, Interdisciplinaridade, Computador

Resumo

A situação desafiadora na Educação, o distanciamento social devido à pandemia Covid19 e aulas à distância requer a elaboração de aulas criativas, interativas e que despertam o interesse do aluno em adquirir novos conhecimentos diante deste momento novo. Vimos o papel importante da tecnologia em manter a comunicação em todos os níveis da sociedade. O pensar matemático não é diferente, as aulas precisam continuar na trajetória do saber, desenvolvendo o pensamento crítico dos alunos e a manutenção do conhecimento. Trazemos por objetivo vislumbrar uma proposta de ensino voltada para a reflexão: a História, a Álgebra, a Geometria e o Computador para uma proposta de aulas interativas. Para isso, trazemos um breve Histórico da Matemática, relatando o surgimento da Geometria e Álgebra e a utilização de programas de simulação na área educacional, que possibilitam a interação do aluno em tempo real, permitindo reflexão e despertamento para o conhecimento algébrico-geométrico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Domingues Doce de Castro, UNICSUL-SP

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Instituição UNICSUL. MBA Executivo em Auditoria FGV/UFC São Paulo, São Paulo, Brasil

Maria de Fátima Gimenes Valente Sprogis, UNICSUL SÃO PAULO-SP

Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática pela Instituição UNICSUL São Paulo, SP, Brasil. MBA em Economia Internacional USJT, São Paulo, SP, Brasil. MBA Administração de Sistemas Educacionais UNIDERP São Paulo, SP, Brasil. Bacharel em Administração de Empresas pela USJT São Paulo, SP, Brasil.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, UNICSUL SÃO PAULO-SP

Doutor em Educação de Matemática pela PUC-SP. Professor na Instituição UNICSUL, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Matemática. 2ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 1998.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em 16 dez. 2020

BOYER, Carl B. História da matemática. Trad. Elza F. Gomide. p.165-189 e 245-252. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

CANAVARRO, Ana Paula O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 81-118, 2007. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/174. Portugal.

KONSKI, Vani Moreira Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas/SP: Editora Papirus, 2015 E-Book. ISBN 978-85-308-1154-9. Disponível em: < https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/2027/pdf/128?code=c2FJBrt7GYtSYkXGFIlCvGLlQ3vaQWEFXWgPT0bwwY1c32E4l7zmLTawGmiBX644UjEEfUNd4gTHDJKN5DtSbA==>. Acesso em: dezembro 2020.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2000.

MACHADO, Nílson J. Epistemologia e Didática: A Alegoria como Norma e o Conhecimento como Rede, 1994. 266 p. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo.

MACHADO, Nilson J. Epistemologia e Didática - As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 5ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

MACHADO, Nílson J. Matemática e Língua Materna: Uma impregnação essencial, 1989. 252 p. Tese (Doutoramento em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 181     PDF downloads: 130

Como Citar

DE CASTRO, A. D. D.; SPROGIS, M. de F. G. V.; PALANCH, W. B. de L. A HISTÓRIA, O PENSAMENTO ALGÉBRICO-GEOMÉTRICO E O COMPUTADOR: interdisciplinaridade como proposta de aulas interativas. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/133. Acesso em: 2 maio. 2024.