O ENSINO DE DERIVADA NO CADERNO DE UMA LICENCIANDA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (1986)

Authors

Keywords:

Cadernos, Licenciatura Plena em Ciências, Ensino de Cálculo Diferencial

Abstract

Este artigo fez uma análise inicial do ensino de Cálculo Diferencial presente no caderno de Cálculo I de uma estudante do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Feira de Santana, no estado da Bahia, no ano de 1986. Essa análise foi conduzida pelo seguinte questionamento: Como o cálculo diferencial foi ensinado no curso de Licenciatura Plena em Ciências da UEFS, no ano de 1986? Para tanto, utilizou-se como principal fonte histórica o caderno produzido por Josenildes Oliveira Venas, durante as aulas da disciplina Cálculo I, ministradas pelo professor Ozéas Luís de Albuquerque. Nesse sentido, até o momento, foi considerado que houve o protagonismo da teoria dos limites em relação aos demais conteúdos presentes no caderno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Matheus Brandão Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil

References

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. Decreto-Lei Decreto n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 06 jun. 2021.

BRASIL. Decreto-Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências.

BRASIL. Resolução n. 30, de 11 de julho de 1974. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a observar na organização do curso de Licenciatura em Ciências.

DINIZ, I. A.. O ensino de matemática dos cursos técnicos do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito em Alagoinhas - BA (1968 - 1979). 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

FERREIRA, J. L.. Fios, retalhos e pontos: tecituras sobre a profissionalização docente em matemática em Feira de Santana (1970-1991). Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História em Ciências) – Universidade Federal da Bahia, São Paulo, 2017.

FERREIRA, D. S.; LIMA, E. B.. Um ensino de matemática em um contexto de transformação socioeconômica: as atividades docentes de uma professora no Colégio Assis Chateaubriand de Feira de Santana (Bahia, 1970-1980). In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2012, Vitória da Conquista, Ba. Anais [...].Vitória da Conquista, BA: Universidade do Sudoeste da Bahia, 2012.

LIMA, E. B.. Dos infinitésimos aos limites: a contribuição de Omar Catunda na modernização da análise moderna no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2006. Disponível em: <http://www.fis.ufba.br/dfg/pice/dissertacoes/eliene2003.pdf>. Acesso em: mar. 2019.

MENDES, L. C.; CASIMIRO, Ana P. B. S.. O processo de interiorização da educação superior em Vitória da Conquista/Bahia: a FFPVC. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 69, p. 205-221, set. 2016.

PISKUNOV, N. Calculo Diferencial e Integral. 6. ed. URSS: MIR.MOSCU, 1977.

PORTAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Disponível em: <http://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=12>. Acesso em: 29 set. 2020.

OLIVEIRA, M. B.; SILVA, M. I. L.. A constituição do curso de matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia: breve panorama histórico (1970- 1986). In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: MATERIAIS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17, 2019, Aracaju. p.1-15. Anais […]. Aracaju, 2019. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1usP_SEOKL_lhXBTh0qF1z_VkJ1QZ6Qcv/view>. Acesso em: 15 mar. 2021.

REIS, F .J.. A tensão entre Rigor e Intuição no ensino de cálculo de Análise: A visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2003. Tese (Doutorado em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Pedido de reconhecimento de curso. Feira de Santana: UEFS, 1991.

VENAS, J. O.. Histórico Escolar da Licenciatura em Ciências do 1º grau. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-Bahia, 1983.

VENAS, J. O.; ALBUQUERQUE, O. L.. Caderno de Cálculo I. Feira de Santana-Bahia, 1986.

VENAS, J. O.. Diploma da Licenciatura em Ciências do 1º grau. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-Bahia, 1986.

VENAS, J. O.. Arquivo Pessoal . Feira de Santana-Bahia, 1986.

VENAS, J. O.. Diploma da Licenciatura em Ciências - Duração Plena. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-Bahia, 1988.

VIÑAO, Antônio. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita. In: Mignot, A. (org.) Os Cadernos escolares como fonte histórica: Aspectos metodológicos e historiográficos. VINÃO, Antonio. Ed: UERJ. 2008.p. 15-28.

Published

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 362     PDF (Português (Brasil)) downloads: 266

How to Cite

OLIVEIRA, M. B. O ENSINO DE DERIVADA NO CADERNO DE UMA LICENCIANDA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (1986). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/29. Acesso em: 21 nov. 2024.