MODELO PLOT
por uma aproximação histórica e atual dos saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática
Palabras clave:
Modelo PLOT, Saberes profissionais, Tarefas de Aprendizagem ProfissionalResumen
As pesquisas sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática tem sido produzidas sobre duas óticas: perspectivas históricas e atuais. Nesse sentido, este texto se propõe a apresentar uma aproximação entre essas duas perspectivas, por meio das Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP), enquanto domínio do modelo teórico Oportunidades de Aprendizagem Profissional para Professores (PLOT[1]). Foi realizada uma revisão da literatura em educação matemática que trata do tema. O texto expressa compreensões sobre o uso das TAP enquanto elemento significativo nessa aproximação, trazendo exemplos de TAP e discorre sobre seus usos no processo formativo para garantir a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática.
[1] Conforme Ribeiro e Ponte (2020, p. 3), “Optamos por manter o acrônimo PLOT da designação em inglês (Professional Learning Opportunities for Teachers) por entendemos que a sonoridade da pronúncia, mesmo em português, nos parece agradável.”
Descargas
Citas
O autor não submeteu o texto completo nos ANAIS.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 238 PDF (Português (Brasil)) downloads: 97