MODELO PLOT

por uma aproximação histórica e atual dos saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática

Autores/as

Palabras clave:

Modelo PLOT, Saberes profissionais, Tarefas de Aprendizagem Profissional

Resumen

As pesquisas sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática tem sido produzidas sobre duas óticas: perspectivas históricas e atuais. Nesse sentido, este texto se propõe a apresentar uma aproximação entre essas duas perspectivas, por meio das Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP), enquanto domínio do modelo teórico Oportunidades de Aprendizagem Profissional para Professores (PLOT[1]). Foi realizada uma revisão da literatura em educação matemática que trata do tema. O texto expressa compreensões sobre o uso das TAP enquanto elemento significativo nessa aproximação, trazendo exemplos de TAP e discorre sobre seus usos no processo formativo para garantir a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática.

 

[1] Conforme Ribeiro e Ponte (2020, p. 3), “Optamos por manter o acrônimo PLOT da designação em inglês (Professional Learning Opportunities for Teachers) por entendemos que a sonoridade da pronúncia, mesmo em português, nos parece agradável.”

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joubert Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira  de  Santana  (UEFS). Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil

Citas

O autor não submeteu o texto completo nos ANAIS.

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 238     PDF (Português (Brasil)) downloads: 97

Cómo citar

FERREIRA, J. MODELO PLOT: por uma aproximação histórica e atual dos saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/42. Acesso em: 23 nov. 2024.