A FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFT CÂMPUS DE ARAGUAÍNA/TO

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Pibid, Educação Matemática, Práticas de iniciação à docência

Resumo

A presente pesquisa terá como objetivo principal investigar a forma de se tornar professor por meio do Subprojeto do Pibid/Matemática/UFT/Araguaína. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, usar-se-á como método investigativo o Estudo de Caso. O público alvo serão sujeitos integrantes do Pibid que atuam junto às escolas públicas de Araguaína/TO, totalizando 29 sujeitos, sendo 24 discentes Bolsistas, 03 professores coordenadores, 01 coordenador de área e 01 coordenador institucional. Como procedimento de produção de dados, serão utilizados os instrumentos: Questionário, Entrevista e Observação Direta. Como resultado, pretende-se verificar as práticas formativas inventivas que possam contribuir para a formação do futuro professor de Matemática, além de buscar compreender as problematizações e investigações sobre as relações entre a formação de Matemática na licenciatura com a prática nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação no cursos de Licenciatura em Ciências Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) ano de 2008, Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFT ano de 2015, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFT em 2021. Atualmente técnico administrativo da UFT, câmpus de Araguaína/TO. 

Deive Barbosa Alves, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Orientador Doutor em Educação e Ciências em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína/TO, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Rafael Neves. Professor de Matemática em início de Carreira: Contribuições do Pibid. 2016. Tese (Programa de Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, Robert C. & BIKLEN, Sari Knopp. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos, Editora Porto, 1994.

BRASIL, CAPES. Portaria Gab Nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação (PIBID) Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/regulamento/19122019_Portaria_259_Regulamento.pdf . Acesso em: 19 ago. 2020.

BRASIL, CAPES. Portaria Normativa no 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 19 ago. 2020.

CONCEIÇÃO, Eressiele Batista de Oliveira. Singularidades e subjetividades de um grupo do pibid na área de matemática: contribuições para o processo de formação de identidade professoral. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Modos de trabalhar uma formação inventiva de professores: escrita de si, arte, universidade e escola básica. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Escritas de si. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. 256 p.

DIAS, Rosimeri de Oliveira; BARROS. Maria Elizabeth; RODRIGUES, Heliana Conde de Barros. A questão da formação a partir de ‘proust e os signos’ - o acaso do encontro e a necessidade do pensamento. ETD: Educação Temática Digital. Campinas, SP, v. 20 n. 4 p. 947-962, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649718. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/18670. Acesso em: 30 set. 2020.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividade? Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 3, p. 415-426, jul./set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-73722233705. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pe/v19n3/a07v19n3.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva de Professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011a.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Pesquisa–intervenção, cartografia e estágio supervisionado na formação de professores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23 – n. 2, p. 269-290, Maio/Ago. 2011b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fractal/v23n2/v23n2a04.pdf. Acesso em: 03 out. 2020.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n. 4, p. 1-38, 1995.

GATTI, Bernadete Angelina et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). 41. ed. São Paulo: Fcc/sep, 2014. 120 p. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/pibid18080/publicacoes/avaliacao-pibid-ffc/. Acesso em: 05 out. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

KASTRUP, Virgínia. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, Virgínia.; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015. 295 p.

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem inventiva. Entrevista por Juliano Reis Silveira. Edição Fábio Purper Machado. In: PASSOS, Eduardo. KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. 207 p.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007a.

KASTRUP, Virgínia. A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte v. 13 n. 1, jun. 2007b.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 16. n. 3, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000300002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n3/a02v16n3.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v6n1/v6n1a03.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.

KASTRUP, Virgínia. O devir-criança e a cognição contemporânea. Psicologia Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-79722000000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 set. 2020.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes: formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

UFT (Brasil). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/prograd/programas-especiais-em-educacao/pibid. Acesso em: 05 out. 2020.

YIN, Robert. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora Ltda, 2015.

YIN, Robert. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. 1. ed. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2016.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 356     PDF downloads: 204

Como Citar

SOUSA, M. A. de; ALVES, D. B. . A FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFT CÂMPUS DE ARAGUAÍNA/TO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/23. Acesso em: 21 nov. 2024.