A FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFT CÂMPUS DE ARAGUAÍNA/TO
Palabras clave:
Formação inicial de professores, Pibid, Educação Matemática, Práticas de iniciação à docênciaResumen
A presente pesquisa terá como objetivo principal investigar a forma de se tornar professor por meio do Subprojeto do Pibid/Matemática/UFT/Araguaína. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, usar-se-á como método investigativo o Estudo de Caso. O público alvo serão sujeitos integrantes do Pibid que atuam junto às escolas públicas de Araguaína/TO, totalizando 29 sujeitos, sendo 24 discentes Bolsistas, 03 professores coordenadores, 01 coordenador de área e 01 coordenador institucional. Como procedimento de produção de dados, serão utilizados os instrumentos: Questionário, Entrevista e Observação Direta. Como resultado, pretende-se verificar as práticas formativas inventivas que possam contribuir para a formação do futuro professor de Matemática, além de buscar compreender as problematizações e investigações sobre as relações entre a formação de Matemática na licenciatura com a prática nas escolas.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Rafael Neves. Professor de Matemática em início de Carreira: Contribuições do Pibid. 2016. Tese (Programa de Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, Robert C. & BIKLEN, Sari Knopp. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos, Editora Porto, 1994.
BRASIL, CAPES. Portaria Gab Nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação (PIBID) Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/regulamento/19122019_Portaria_259_Regulamento.pdf . Acesso em: 19 ago. 2020.
BRASIL, CAPES. Portaria Normativa no 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 19 ago. 2020.
CONCEIÇÃO, Eressiele Batista de Oliveira. Singularidades e subjetividades de um grupo do pibid na área de matemática: contribuições para o processo de formação de identidade professoral. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Modos de trabalhar uma formação inventiva de professores: escrita de si, arte, universidade e escola básica. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Escritas de si. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. 256 p.
DIAS, Rosimeri de Oliveira; BARROS. Maria Elizabeth; RODRIGUES, Heliana Conde de Barros. A questão da formação a partir de ‘proust e os signos’ - o acaso do encontro e a necessidade do pensamento. ETD: Educação Temática Digital. Campinas, SP, v. 20 n. 4 p. 947-962, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649718. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649718/18670. Acesso em: 30 set. 2020.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividade? Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 3, p. 415-426, jul./set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-73722233705. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pe/v19n3/a07v19n3.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva de Professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011a.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Pesquisa–intervenção, cartografia e estágio supervisionado na formação de professores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23 – n. 2, p. 269-290, Maio/Ago. 2011b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fractal/v23n2/v23n2a04.pdf. Acesso em: 03 out. 2020.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n. 4, p. 1-38, 1995.
GATTI, Bernadete Angelina et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). 41. ed. São Paulo: Fcc/sep, 2014. 120 p. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/pibid18080/publicacoes/avaliacao-pibid-ffc/. Acesso em: 05 out. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
KASTRUP, Virgínia. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, Virgínia.; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015. 295 p.
KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem inventiva. Entrevista por Juliano Reis Silveira. Edição Fábio Purper Machado. In: PASSOS, Eduardo. KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. 207 p.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007a.
KASTRUP, Virgínia. A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte v. 13 n. 1, jun. 2007b.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 16. n. 3, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000300002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n3/a02v16n3.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v6n1/v6n1a03.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.
KASTRUP, Virgínia. O devir-criança e a cognição contemporânea. Psicologia Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-79722000000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 set. 2020.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes: formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
UFT (Brasil). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/prograd/programas-especiais-em-educacao/pibid. Acesso em: 05 out. 2020.
YIN, Robert. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora Ltda, 2015.
YIN, Robert. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. 1. ed. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2016.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 356 PDF (Português (Brasil)) downloads: 204