CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFES

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, História de uma disciplina, Didática

Resumo

O desenvolvimento desse texto é parte inicial de uma atividade de pesquisa doutoral em andamento.  O objetivo é investigar de que maneira se constituiu e se desenvolveu a disciplina  de Didática no curso de licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, a partir da década de 1960. Será feita uma abordagem qualitativa tendo como procedimentos de pesquisa a história oral e a análise histórico-documental. Como resultados preliminares percebemos que, inicialmente, a disciplina de Didática, situada como uma disciplina pedagógica se encontrava em plano secundário, com  ênfase para as disciplinas acadêmicas de Matemática. O cenário político da época, o Movimento da Matemática Moderna, a reformulação dos currículos de licenciatura e o primeiro seminário sobre a disciplina de Didática, contribuíram de alguma maneira para a valorização desta disciplina.

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Biografia do Autor

Célio Moacir dos Santos, Secretária de Estado da Educação do Espírito Santo

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática  pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professor de Matemática, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo,  SEDU - ES, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Lígia Arantes Sad, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Matemática, UNESP - São Paulo, Brasil. Professora de Matemática e Educação Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

2022-05-05

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Como Citar

SANTOS, C. M. dos .; SAD, L. A. CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFES . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/106. Acesso em: 19 maio. 2024.