MÉTODO DE PROJETOS, ESCOLA NOVA E OS SABERES PROFISSINAIS: saberes que importam ao professor que ensina matemática conhecer, década de 1920-1930, São Paulo e Rio de Janeiro

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Palavras-chave:

Escola Nova, Método de Projetos, Saber profissional

Resumo

Este texto traz considerações sobre uma pesquisa de doutoramento que envolve os saberes profissionais (BORER, 2017), ilustrados nos saberes a e para ensinar, apropriações (CHARTIER, 1990), ilustram uma matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017), do professor que ensina matemática, no período da Escola Nova e o Método ou Sistema de Projetos. Busca, ainda que inicialmente, responder à questão: quais saberes para ensinar matemática devem conhecer o professor primário para utilizar do método de projetos no período da Escola Nova? Em perspectiva histórica (DE CERTEAU, 1988), considera a cultura escolar (JULIA, 2000) e suas apropriações. Considera-se finalmente, que os saberes para ensinar matemática que o professor deveria conhecer seriam aqueles que envolvessem a psicologia e a sociologia educacional. Quanto a matemática presente, percebe-se que possui um caráter de ferramenta para confecção do projeto a ser realizado.

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Biografia do Autor

Ivone Lemos da Rocha, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Instituição Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Guarulhos, SP, Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

ROCHA, I. L. da . MÉTODO DE PROJETOS, ESCOLA NOVA E OS SABERES PROFISSINAIS: saberes que importam ao professor que ensina matemática conhecer, década de 1920-1930, São Paulo e Rio de Janeiro. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/109. Acesso em: 19 maio. 2024.