UMA ANÁLISE DA ÁLGEBRA ESCOLAR PRESENTES NAS OBRAS DE BÉZOUT E OTTONI (1792-1854)

Autores

Palavras-chave:

Bézout, Ottoni, Livros Didáticos, Comparação, Álgebra Escolar

Resumo

O presente texto aponta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado do âmbito da História da educação matemática, que amparada pelo referencial da história cultural retrata o início de uma comparação entre dois compêndios importantes para a constituição da Álgebra escolar brasileira do final de século XVIII até meados do século XIX. Tal análise consiste em um levantamento de hipóteses que auxiliam a responder o seguinte questionamento: Quais mudanças são observáveis no ensino da álgebra escolar brasileira a partir da análise dos livros didáticos de Bézout e de Ottoni? Esse questionamento se faz importante em virtude de uma correlação entre essas obras: são livros texto destinados ao ensino, tanto em Ottoni quanto em Bézout observa-se um desenvolvimento pedagógico e uma didatização na organização dos conteúdos. O referencial teórico-metodológico adotado foram as literaturas que tratam dos elementos de profissionalidade.

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Biografia do Autor

Vítor da Silva Botelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando  em  Educação  Matemática na  Universidade  Federal  de  Juiz  de  Fora, MG , Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

BOTELHO, V. da S. UMA ANÁLISE DA ÁLGEBRA ESCOLAR PRESENTES NAS OBRAS DE BÉZOUT E OTTONI (1792-1854) . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/111. Acesso em: 19 maio. 2024.