O ENSINO DA REGRA DE TRÊS NOS LIVROS INDICADOS PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES (1909 – 1937): vestígios de um saber para ensinar

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Teoria e Prática, Ensino Profissional Técnico

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Regra de Três presentes nos livros didáticos indicados para o ensino de aritmética das Escolas de Aprendizes Artífices. Os conceitos dos referenciais teórico-metodológicos utilizados foram representação e saberes para ensinar, com a intenção de compreender o ensino do conteúdo Regra de Três. Como fontes para este estudo foram selecionados dois livros: Arithmetica Pratica e Arithmetica Pratica e Formulário. Os resultados apontam para uma representação dualista para o ensino de aritmética das Escolas de Aprendizes Artífices, sendo uma teórica e outra prática. Os livros apontam para um ensino de aritmética que privilegia uma abordagem de vertente instrumentalista, munindo o jovem de ferramentas teóricas para resolução de problemas que possam emergir do mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e do programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962>. Acesso em: 22 jan. 2022.

BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cadernos CEDES, Campinas, v. 41, p. 230-238, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227972>. Acesso em: 22 jan. 2022.

CANDEIA, L. Mente amore pro patria docere: a Escola de Aprendizes Artífices da paraíba e a formação de cidadãos úteis à nação (1909-1942). 2013. 318 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

FRANÇA, D. M., SILVA, M. R. I. S., GUIMARÃES, M. D. Os saberes aritméticos na escola primária e as vagas pedagógicas: uma visão panorâmica. In: OLIVEIRA, M. C. A., PINTO, N. B., VALENTE, W. R.(Org.). A Aritmética e Geometria e o Desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R. VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113 – 172.

SCHIAVINATTO, I. L.; PATACA, E. M. Entre imagens e textos: os manuais como práxis de saber. História, ciências, saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 23, p. 551-566, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/hcsm/a/wsPF4qGDSqHGkLCwdHhTJvw/?lang=pt>. Acesso em: 22 jan. 2022.

SWETZ, F.. Fifteenth and Sixteenth Century Arithmetic Texts: What can we learn from them?. Science & Education, v. 1, n. 4, p. 365-378, dez. 1992. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/BF00430963>. Acesso em: 12 jan. 2022.

VALE, C. P.. As Instalações Técnicas e as Redes Prediais no Início do Século XX: uma caracterização a partir dos manuais da ‘Biblioteca de Instrução Profissional’. In: MASCARENHAS-MATEUS, J.(Org). História da Construção em Portugal. Lisboa: Gráfica Diário do Minho, v.1, 2018, p. 137-166.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática nos Anos Iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v.14, n.1, p.357-367, jan./abr, 2015.

VAGA PEDAGÓGICA. In: Glossário. São Paulo: GHEMAT Brasil, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158952>. Acesso em: 22 jan. 2022.

FONTES INVENTARIADAS

BRASIL. Decreto nº 7.566 de 23 de set. 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. 1909a. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116790>. Acesso em: 12 jan. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.763 de 23 de dez. 1909. Altera os decretos de n. 7.566 e 7.649. 1909b. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182545>. Acesso em: 12 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Industria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1925. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1929. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182551>. Acesso em: 16 dez. 2017.

SILVA, R. L.. Arithmetica Pratica e Formulario. Rio de Janeiro: Besnard Frère, 1923. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192976>. Acesso em: 22 jan. 2022.

ROSA, A. C.. Arithmetica Pratica. Lisboa: Biblioteca de Instrucção e Educação Profissional, 1905. Disponível em: <https://almamater.uc.pt/romulo/item/85287>. Acesso em: 22 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Métricas


Visualizações do artigo: 134     PDF downloads: 100

Como Citar

BARBARESCO, C. S.; ANTONIO DA COSTA, D. O ENSINO DA REGRA DE TRÊS NOS LIVROS INDICADOS PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES (1909 – 1937): vestígios de um saber para ensinar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/132. Acesso em: 19 maio. 2024.