ALDA LODI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma análise das provas do Instituto de Educação de Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Alda Lodi, Avaliação, Formação de professores, História, Matemática

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica analisa um conjunto de provas realizadas por professoras na década de 1950. O material pertence ao Acervo Alda Lodi, personagem importante do movimento de renovação na formação de professores a partir do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Mobilizando referenciais dados por Hofstetter; Schneuwly (2017); Bertini; Morais; Pinto; Valente (2017), dentre outros, o estudo intenta dar resposta à questão: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi nas correções das provas aplicadas por ela no IEMG? Realizando uma análise comparativa através da elaboração de uma ficha analítica que destaque como se constitui cada prova, quais saberes matemáticos estão circunscritos nas questões da prova e como as respostas estão constituídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva Filho, Universidade Federal de São Paulo

Licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2021/10505-9, Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Referências

AMORIM, B. D. Indicações metodológicas para o ensino da matemática presentes em livros que circularam em Minas Gerais na primeira metade do século XX: um estudo da biblioteca pessoal da professora Alda Lodi. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-B5TK2J>. Acesso em: 14 mai. 2022.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? Trad. Claudia Freire. 1. ed. São Paulo: Unesp, 2016.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Análise Sintática. In.: CEGALLA, Domingos Paschoal. Nova minigramática da língua portuguesa. - 1. ed. - São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004, p. 242-246.

CHARTIER, R. A ‘nova’ História Cultural. In: GARNICA, A. V. M. (org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: L. F., 2016, p. 19-36.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1990.

FONSECA, N. M. L. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE>. Acesso em: 4 jun. 2022.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GUIMARÃES, M. D.; MORAIS, R. S. O Desenho na formação de professores: A produção de um saber profissional via Cimbelino de Freitas (São Paulo, século XX). Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 178–188, 2019. DOI: <10.34024/olhares.2019.v7.9721>. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/9721>. Acesso em: 6 jun. 2022.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, jan./jun. 2001.

MINAS GERAIS. Programa em experiência (ensino primário). Imprensa Oficial, Belo Horizonte, 1941. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222247>. Acesso em: 18 mai. 2022.

MINAS GERAIS. Programa (ensino primário elementar). Imprensa Oficial, Belo Horizonte, 1961 (3ª ed.). Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104807>. Acesso em: 18 mai. 2022.

REIS, D. A. F. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do Acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). 2014, 258 f. Tese (Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVP8T>. Acesso em: 4 jun. 2022.

ROCHA, A. C. S. M. Os problemas matemáticos no programa “Em experiência”: Alda Lodi, Minas Gerais, 1941. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do XIV SNHM – Seminário Nacional de História da Matemática, 2021. Disponível em <https://www.sbhmat.org/download/download?ID_DOWNLOAD=18>. Acesso em: 14 mai. 2022.

SILVA, L. M. A ortopedia mental: contribuições de Helena Antipoff para a educação especial. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7VMBT>. Acesso em: 4 jun. 2022.

SILVA FILHO, R. V.; VALENTE, W. R. As provas de Alda Lodi no IEMG: elaborando uma ficha analítica para constituição de fontes de pesquisa. Boletim Acervo. (no prelo).

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; PINTO, N. B.; MORAIS, R. S. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de pesquisa (Projeto temático), UNIFESP, 2017.

Downloads

Publicado

2022-04-21

Métricas


Visualizações do artigo: 149     PDF downloads: 88

Como Citar

SILVA FILHO, R. ALDA LODI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma análise das provas do Instituto de Educação de Minas Gerais. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/152. Acesso em: 19 maio. 2024.