UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINAVA ARITMÉTICA A PARTIR DA REVISTA DE ENSINO (ALAGOAS - 1927)

Autores

Palavras-chave:

Aritmética a ensinar, Aritmética para ensinar, Revista de Ensino, Saber profissional

Resumo

Neste enredo é apresentado o resultado de uma proposta que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor que ensinava aritmética a partir de exemplares da Revista de Ensino com publicação no estado de Alagoas no ano de 1927. Foram utilizados como referências estudos que discutem a constituição dos saberes profissionais do professor como Valente (2019), Maciel (2019) e Morais, Bertini e Valente (2021), os quais englobam uma matemática a ensinar e para ensinar. Para o exame dos exemplares, foram tomados como guia os elementos de uma aritmética do ensino. Por isso foram adotadas como lente as categorias de análise sequência, graduação, significado, exercícios e problemas. Logo, foi possível constatar elementos de aproximação e distanciamento, de forma que tanto para o trabalho com os números, quanto para as operações, verifica-se uma graduação a qual contemplava um ensino intuitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE, Brasil. 

Referências

CAMPOS, V. Lição de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927, nº 1. Jan.-fev. Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/126738.

CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. Tradução de: Maria Manuela Galhardo.

COSTA, D. A. da, Repositório. VALENTE, W. R. [Org.]. Programas de Ensino –Cadernos de Trabalho. Vol. 3. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

LAISANT, C. Primeiras Licções de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927a, nº 2, Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/126742.

LAISANT, C. Lição de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927b, nº 3, Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135354.

¬LAISANT, C. Lição de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927c, nº 4, Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135355.

MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920). 2019, 321 f. Tese (Doutorado em Ciências) — Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 20. mar. de 2022

MORAIS, R. S., BERTINI, L. F. & VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: do século XIX a BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. Revista de Matemática, ensino e cultura. Natal, RN, ano 8, n.12, p. 22-50, Jan.-Jun. 2013.

VALENTE, W. R; BERTINI, L.F; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico -metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Revista Acta Scientiae. Canoas, RS, n.2, p. 224-235, Març.-Abr. de 2017.

VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 103     PDF downloads: 44

Como Citar

SANTOS, R.; SANTOS, I. B. dos. UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINAVA ARITMÉTICA A PARTIR DA REVISTA DE ENSINO (ALAGOAS - 1927). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/160. Acesso em: 19 maio. 2024.