A FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFT CÂMPUS DE ARAGUAÍNA/TO

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Pibid, Educação Matemática, Práticas de iniciação à docência

Resumo

A presente pesquisa terá como objetivo principal investigar a forma de se tornar professor por meio do Subprojeto do Pibid/Matemática/UFT/Araguaína. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, usar-se-á como método investigativo o Estudo de Caso. O público alvo serão sujeitos integrantes do Pibid que atuam junto às escolas públicas de Araguaína/TO, totalizando 29 sujeitos, sendo 24 discentes Bolsistas, 03 professores coordenadores, 01 coordenador de área e 01 coordenador institucional. Como procedimento de produção de dados, serão utilizados os instrumentos: Questionário, Entrevista e Observação Direta. Como resultado, pretende-se verificar as práticas formativas inventivas que possam contribuir para a formação do futuro professor de Matemática, além de buscar compreender as problematizações e investigações sobre as relações entre a formação de Matemática na licenciatura com a prática nas escolas.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação no cursos de Licenciatura em Ciências Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) ano de 2008, Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFT ano de 2015, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFT em 2021. Atualmente técnico administrativo da UFT, câmpus de Araguaína/TO. 

Deive Barbosa Alves, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Orientador Doutor em Educação e Ciências em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína/TO, Brasil.

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

SOUSA, M. A. de; ALVES, D. B. . A FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFT CÂMPUS DE ARAGUAÍNA/TO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/23. Acesso em: 16 maio. 2024.