ESCRITA DOCENTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

o caso da professora Simone

Autores

Palavras-chave:

Escrita docente, Educação Matemática, Análise de Conteúdo

Resumo

Apresenta-se neste artigo um estudo de caso desenvolvido ao longo do ano de 2021 com uma professora, pedagoga, atuante no terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no interior do Estado de São Paulo, acerca do registro docente e sua utilização como aporte metodológico nas aulas de Matemática. Como fonte de informação para seu desenvolvimento foi utilizado o diário de campo da professora sob a perspectiva etnográfica do registro docente. De modo a interpretar e analisar os dados coletados utilizou-se da Análise de Conteúdo sob a perspectiva francesa. Como resultados constatou-se que os conteúdos se organizaram no discurso da professora sob as categorias 1. Conceito como elemento base do processo, 2. Escolhas metodológicas, 3. Aferição do processo e continuidade e 4. Emoção e prática pedagógica.

 

O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/94

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Biografia do Autor

Carlos Mometti, Faculdade de Educação/USP

Pesquisador integrante do EDI Lab – Equity, Diversity and Identity, Gina Cody School of Engineering and Computer Science, Concordia University, Québec, Canadá e do Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular – NUPIC, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-04-05

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Como Citar

MOMETTI, C. ESCRITA DOCENTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: : o caso da professora Simone. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–3, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/234. Acesso em: 29 abr. 2024.