O CEFAM e a proposta de uma nova matemática profissional: São Paulo, 1988

Autores

Palavras-chave:

Saber Profissional Docente, CEFAM, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho apresenta resultado parcial de uma pesquisa de doutorado em andamento. Sendo assim, o objetivo deste texto foi de apresentar uma primeira análise das orientações para o ensino de Geometria para a formação de professores das séries iniciais contida na “Proposta Curricular de Matemática para o CEFAM e a Habilitação Específica para o Magistério” em termos de uma matemática profissional. Para tanto, apresentamos inicialmente o que foi o Projeto CEFAM por meio da seleção de dois trabalhos de uma revisão bibliográfica que realizamos e em seguida, a partir de Hofstetter e Schneuwly (2017), concluímos a Geometria apresentada vai além da explanação de um objeto, consiste sobretudo em uma Geometria articulada com aqueles saberes próprios e específicos do profissional da educação, do professor que ensinaria matemática, sendo assim, uma geometria profissional, em que o objeto e a ferramenta se entrelaçam, se moldam, se transformam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Robert Chagas Conceição, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Rosilda dos Santos Morais, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

Referências

BARROS, M. S. Uma história da disciplina Didática do CEFAM de Marília e a formação inicial de professoras coordenadoras pedagógicas (1990 a 2002). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília – SP, 2017.

FRANKFURT, S. H. DA ESCOLA NORMAL À HABILITAÇÃO ESPECÍFICA PARA O MAGISTÉRIO EM 2° GRAU: PRÁTICAS E APROPRIAÇÕES (1961-1981). Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo 2011.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

MOREIRA, D. Trajetória de formação e profissionalização de egressos do CEFAM de São Paulo de São Miguel Paulista. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo 2008.

PETRUCI, G. R. M. CEFAM – uma proposta de formação e aperfeiçoamento de professores para o 1° grau. Paidéia, FFCRP-USP, Rib. Preto, fev. 1994. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/29525. Acesso em: 02 mar. 2022.

SMOLE, K. C.S., et al. O papel da Geometria na formação do professor das séries iniciais. Revista do Professor de Matemática, n. 16, 1° sem., 1990.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular de Matemática para o CEFAM e Habilitação Específica para o Magistério. São Paulo: SE/CENP, 1990.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Decreto nº 28.089, de 13 de janeiro de 1988. Dispõe sobre a criação dos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério e dá providências correlatas. São Paulo: SEE, 1988.

SILVA, M. S. Sobre a formação de professores das séries iniciais na região de São José do Rio Preto – SP na ocasião dos Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento para o magistério (CEFAM). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro – SP, 2015.

Downloads

Publicado

2023-04-22

Métricas


Visualizações do artigo: 44     pdf downloads: 27

Como Citar

CONCEIÇÃO, A. R. C.; MORAIS, R. dos S. O CEFAM e a proposta de uma nova matemática profissional: São Paulo, 1988. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/242. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais