REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM SALAS MULTIANUAIS

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, letramento matemático, salas multianuais

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver reflexões sobre os desafios da formação para práticas de Letramento Matemático em salas multianuais, a partir de experiências de professoras que atuam escolas do campo, salas multianuais, no município de Areia Branca-RN. A metodologia de abordagem qualitativa, envolveu revisão de literatura e entrevista semiestruturada. A pesquisa revelou desafios para o Letramento Matemático, dentre os quais, a invisibilidade das salas multianuais e exigências do educador, a formação do pedagogo para o Ensino da Matemática, a metodologia e organização do trabalho pedagógico, a heterogeneidade e o planejamento das turmas multianuais, a Matemática como disciplina difícil e o conhecimento sobre Letramento Matemático.

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Biografia do Autor

Gilvana Gomes Duarte Souza, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – POSENSINO. Graduada em Pedagogia pela UERN. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no município de Areia Branca e na Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Norte.

Márcia Maria Alves de Assis , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Mossoró-RN, Brasil.

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Publicado

2023-04-29

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Como Citar

GOMES DUARTE SOUZA, G.; ALVES DE ASSIS , M. M. REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM SALAS MULTIANUAIS. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/255. Acesso em: 29 abr. 2024.