O Canto da Matemática do Mensageiro Rural e o ensino de Aritmética para professores rurais no ano de 1953

Autores

Palavras-chave:

Mensageiro Rural, Helena Antipoff, Ensino de Aritmética

Resumo

O Ensino de Aritmética no Mensageiro Rural (MR) sob a ótica de Helena Antipoff é o tema central dessa pesquisa, a partir de fontes primárias, cujo problema norteador é: “Quais perspectivas de Ensino de Aritmética são adotadas e difundidas por Helena Antipoff através do Mensageiro Rural”? E como objetivo analisar na esfera da educação matemática, a partir do Mensageiro Rural quais representações emergem da metodologia proposta por Helena Antipoff para o Ensino de Aritmética advindas da coluna o “Canto da Matemática”. A metodologia adotada é qualitativa e está pautada por discussões acerca das relações humanas, sociais, do tipo documental. Na busca por saberes aritméticos foi possível perceber, na coluna “O Canto da Matemática”, uma proposta de ensino utilizando espigas de milho, com noções de quantidade e paridade, sistema numérico decimal e a noção concreta de números primos. Para concluir, o MR foi fundamental para que o Ensino de Aritmética, na perspectiva Antipofiana, associando o cotidiano do aluno ao ensino, fosse levado a cabo nas Escolas Rurais de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davidson Oliveira, CEFET MG

Docente do CEFET MG/ UFOP

Sérgio Geraldo dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciado em Matemática pela UEMG (Unidade Ibirité) , Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela FETREMIS, mestrando em Educação Matemática pela UFOP. 

Roseli Alves de Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Graduação em Matemática pela Fundação Santo André. 

Referências

ALTERI, Júlio. Uma Análise da Obra de Roger Chartier Sobre a História da Leitura. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Vitória. 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2010/resumos/r19-1037-1.pdf

ANTIPOFF, Helena: “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural nº 2, EFCB, Ibirité/MG, p. 2, junho. 1953.

ANTIPOFF, Helena. “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural nº 3, EFCB, Ibirité/MG, p. 2, julho. 1953.

ANTIPOFF, Helena. “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural nº 4, EFCB, Ibirité/MG,, p. 2, agosto. 1953.

BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Uso e mau uso dos arquivos. Fontes históricas. Tradução . São Paulo: Contexto, 2006. . . Acesso em: 05 set. 2022.

BICALHO, Euzébio Dias: Como nasceu o mensageiro rural. Mensageiro Rural - EFCB, Ibirité/MG, nº. 1, p. 1, maio. 1953.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, v. 5, p. 173-191, 1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/SZqvSMJDBVJTXqNg96xx6dM/?lang=pt

CHARTIER, R.; CAVALLO, G. (Org.) História da leitura no mundo ocidental 1. São

Paulo: Ática, 1998. (Coleção Múltiplas Escritas)

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática., v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24766/1/Rodrigues2007Hist%C3%B3ria.pdf

VALENTE, Wagner Rodrigues. Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pro-Posições, v. 24, p. 159-178, 2013.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Métricas


Visualizações do artigo: 68     pdf downloads: 22

Como Citar

OLIVEIRA, D.; SANTOS, S. G. dos .; ALVES DE MOURA, R. O Canto da Matemática do Mensageiro Rural e o ensino de Aritmética para professores rurais no ano de 1953. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/256. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais