UBIRATAN D’AMBROSIO E O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Ubiratan D’Ambrosio, Grupos Culturais, Etnomatemática

Resumo

As contribuições nacionais e internacionais de D’Ambrosio para o desenvolvimento da Educação Matemática, geralmente, estão relacionadas, principalmente, com a criação e o aperfeiçoamento do Programa Etnomatemática e, também, com a valorização do saber/fazer matemático direcionado para a paz total, que têm como objetivo a busca pela justiça social. Desse modo, o fato de estarmos próximos de um dos mais importantes e influentes educadores matemáticos dos séculos XX e XXI foi um privilégio, principalmente, em relação à sua orientação, ao seu cuidado e ao seu apoio e incentivo para os educadores e pesquisadores que, por meio de suas investigações direcionadas para as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais, nos conscientizaram sobre a importância da valorização e do respeito com relação às características socioculturais da Matemática por meio da Etnomatemática. Então, é importante mostrar o papel de D’Ambrosio e as suas contribuições para o desenvolvimento da Etnomatemática e da Educação Matemática.

 

O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/93

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação: Liderança Educacional, pela California State University, Sacramento (CSUS). Professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação: Currículo e Instrução e Multiculturalidade, pela The University of New Mexico (UNM). Professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ANDERSEN, K. The awarding of the Kenneth O. May prize for the fourth time. Berlin, Germany: International Commission on the History of Mathematics - ICHM, 2000.

CARPENTER, T. P., DOSSEY, J. A.; KOEHLER, J. L. Classics in mathematics education research. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics -NCTM, 2004.

D’AMBROSIO, U. The project ‘CPS-Bamako’: an option in post-graduate training for developing countries. Bulletin of the UNESCO Regional Office for Education in Africa. Educafrica:, v. 2, n. 1, 79-83, 1977.

D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 5, n. 1, p. 41-48, 1985.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.

D’AMBROSIO, U. Mathematics and peace: our responsibilities. ZDM Mathematics Education, v. 98, n. 3, p. 67–73, 1998.

D’AMBROSIO, U. Peace, social justice and ethnomathematics. The Montana Mathematics Enthusiast, Monograph 1, p. 25-34, 2007.

GERDES P. On culture, geometrical thinking and mathematics education. In: POWELL, A. B.; FRANKENSTEIN. M. (Eds). Ethnomathematics: challenging Eurocentrism in mathematics education. New York, NY: Suny Press, 1997. pp.223-247.

POWELL, A. B.; FRANKENSTEIN, M. Ethnomathematical knowledge. In: POWELL, A. B.; FRANKENSTEIN, M. (Eds.). Ethnomathematics: challenging eurocentrism in mathematics education. New York, NY: Suny Press, 1997. pp. 5-13.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Doctorate Dissertation in Education. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento – CSUS, 2010.

ROSA, M.; OREY, D .C. Cultural assertions and challenges towards pedagogical action of an ethnomathematics program. For the Learning of Mathematics, v. 27, n. 1, p. 10-16, 2007.

ROSA, M.; OREY, D. C. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. BOLEMA, v. 26, n. 42A, p. 261-290, 2012.

ROSA, M.; OREY, D. C. Fragmentos históricos do programa etnomatemática. In: NOBRE, S., BERTATO, F.; SARAVIA, L. (Orgs.). Anais/Actas do 6º Encontro LusoBrasileiro de História da Matemática. São João del Rei: MG: UFSJ/SBHMat, 2014. pp. 535-558.

ROSA, M.; OREY, D. C. Influências etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica. Curitiba, PR: Appris Editora, 2017.

ROSA. M.; OREY, D. C. Ubiratan D’Ambrosio: celebrating his life and legacy. Journal of Humanistic Mathematics, v. 11, n. 2, p. 430-450, 2021.

SHIRLEY, L. Twentieth century mathematics: a brief review of the century. Teaching Mathematics in the Middle School, v. 5, n. 5, p. 278-285, 2000.

Publicado

2023-04-26

Métricas


Visualizações do artigo: 119    

Como Citar

ROSA, M.; OREY, D. C. UBIRATAN D’AMBROSIO E O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–3, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/257. Acesso em: 29 abr. 2024.