TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER: uma Tabela de Multiplicações

Autores

Palavras-chave:

Tabuleiro de Xadrez, Operação de Multiplicação, História da Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Matemática (2022) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Desenvolve pesquisa na área de História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática, em particular na confecção de atividades para o ensino de Aritmética, via instrumentos matemáticos históricos, voltado para formação de professores de matemática.

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduado no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/59.

ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4936.

ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/20103.

ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. O Tabuleiro de Xadrez de John Napier para um estudo da operação de divisão. REMATEC, [S. l.], v. 19, n. 47, p. e2024009, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024009.id580. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/580.

OLIVEIRA, Franscisco Wagner Soares. O instrumento jacente no plano na transição da geometria plana para a espacial na formação de professores. 2023. 150 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

NAPIER, J. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89-111, mar. 2013.

SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SWETZ, F. Capitalism and Arithmetic. La Salle: Open Court, 1987.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 9     PDF downloads: 6

Como Citar

ALMEIDA, J. P. de; RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. P. TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER: uma Tabela de Multiplicações. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/382. Acesso em: 15 maio. 2024.