DIMENSÃO HISTÓRICA DO LIVRO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI

uma análise da Álgebra escolar de 1856 à 1870

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Livro Didático, História Cultural, Álgebra, Colégio Pedro II

Resumo

Este artigo trata-se de um projeto que sistematiza caminhos de uma pesquisa que, sob a égide da história cultural, apresentará repostas acerca do questionamento: Que contribuições o livro “Elementos de Álgebra” de Ottoni trouxe para o ensino de álgebra no Colégio Pedro II? Esse questionamento se faz importante em virtude das edições desse livro terem sido utilizadas por longo tempo no colégio e também pelo fato de Ottoni ser crítico a obra antes utilizada, a de Bezout. O referencial teórico-metodológico adotado para fazer a análise desse livro didático foram as que tratam dos saberes profissionais, além disso, usou-se também os escritos de Michel D’ Certeau para abordar elementos da prática historiográfica. Busca-se com a pesquisa angariar evidências no que tange as contribuições dessa obra para a melhoria do ensino de álgebra, para isso, serão analisados os programas de ensino e os livros didáticos de Bezout e principalmente os de Ottoni.

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Biografia do Autor

Vítor Botelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil

Referências

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

BOTELHO, V. DIMENSÃO HISTÓRICA DO LIVRO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI: uma análise da Álgebra escolar de 1856 à 1870. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/46. Acesso em: 16 maio. 2024.