ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UFAM:uma perspectiva na descrição teórica de duas grades curriculares (1982-1993)
Palabras clave:
História, Matemática, FormaçãoResumen
Os modelos de formação de professor de matemática no Brasil estão em constante transformação, uma forma de verificar que houve tais mudanças é analisar os rastros deixados pela história. Dessa forma, esta pesquisa analisa alguns documentos coletados na Universidade Federal do Amazonas, assim como documentos advindos do MEC. Para encaminhar esta investigação, lança-se o seguinte questionamento: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM no período 1982 a 1993? Impulsionado numa perspectiva histórica e tendo como hipóteses teóricas que os saberes profissionais do professor de matemática são uma articulação histórica entre a matemática a ensinar e matemática para ensinar. Constatou-se que houve uma mudança nas cargas horárias das chamadas disciplinas pedagógicas das grades de 1982 e 1993, levando em consideração a existência de uma normativa do Conselho Federal de Educação sobre tais disciplinas.
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Citas
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