A ARITMÉTICA DOS CENTROS DE INTERESSE E O PROGRAMA DO ENSINO MINEIRO DE FRANCISCO CAMPOS (1927)
Palavras-chave:
História da educação matemática, Centros de Interesse, Escola NovaResumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender como está prescrito, no Programa de Ensino de 1927 em Minas Gerais, as indicações específicas para a matemática dos Centros de Interesse. Como questionamento, indaga-se a existência de prescrições específicas para uma matemática voltada a metodologia dos Centros de Interesse. Sendo assim, utiliza-se como referencial teórico Goodson (1997) concernente a História do Currículo, e Julia (2001) sobre o conceito de Cultura Escolar. Como conclusão, identifica-se no Programa de Ensino do ano de 1927 prescrições teóricas sobre os Centros de Interesse, porém não há indícios de uma aritmética ligada a essa metodologia. Por outro lado, constata-se a existência de artigos educacionais na Revista do Ensino de Minas Gerais que cumprem esse papel de apresentar possibilidades de ensino de uma aritmética presente nos Centros de Interesse.
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