FRAÇÕES EQUIVALENTES NA RETA NUMÉRICA: a matemática moderna nos livros do NEDEM
Palavras-chave:
Movimento da Matemática Moderna, NEDEM, Frações equivalentes, Reta numéricaResumo
O presente trabalho teve por objetivo analisar como as frações equivalentes foram trabalhadas no período do Movimento da Matemática Moderna, considerando o uso da reta numérica no ensino de frações equivalentes e as relações de comparação estabelecidas no caso específico do livro do NEDEM para os primeiros anos de escolarização do Estado do Paraná. Utilizando-se o livro didático em questão, buscaram-se elementos como: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas para a caracterização de uma matemática do ensino de frações (MORAIS, BERTINI, VALENTE, 2021). Os resultados parciais revelam que as autoras do livro didático apropriaram-se do ideário da Matemática Moderna dando ênfase do estudo das frações equivalentes no livro didático em questão e associando seu estudo a representação geométrica, reta numérica e as classes de equivalência rumo a compreensão do conjunto dos números racionais.
Downloads
Referências
BERTICELLI, D. G. D; PORTELA, M.S. Dicionário dos experts: matemática para o ensino e formação de professores. 1. Ed. São Paulo: 2021. Disponível em: <https://www.ghemat.com.br/itens/henrieta-dyminski-arruda>. Acesso em: 27 mai. 2022.
BERTINI, L. F; MORAIS, R.S; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. – São Paulo: Livraria da Física, 2017.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Disponível em <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 27 mai. 2022.
COSTA, R. R. da. Clélia Tavares Martins e sua influência na formação de professores e no ensino de matemática no Paraná: 1960 - 1980. REMATEC, v. 15, n. 34, p. 195-211, 1 set. 2020. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270>. Acesso em: 27 mai. 2022.
MARTINS, C.T; YAREMTCHUCK, G; ARRUDA, H.D. Ensino moderno da matemática. NEDEM. Volume IV. São Paulo: Editora do Brasil, 1975.
MORAIS, R. S; BERTINI, L.F; VALENTE, W.R. A Matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. – 1. Ed. - São Paulo: Livraria da Física, 2021.
PARANÁ. Revista Currículo (Currículo do Estado do Paraná). 1973. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219626>. Acesso em: 27 mai. 2022.
PINTO, N. B; FERREIRA, A. C. C. O movimento da matemática moderna: o papel do NEDEM. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.113-122, maio./ago. 2006. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160490>. Acesso em: 27 mai. 2022.
PINTO, N. B; NOVAES, B. W. D. “Não é Difícil Ensinar Matemática”: o protagonismo do NEDEM na difusão da matemática moderna no Paraná. Acta Scientiae, Canoas, Vol. 21, N. Especial, p.109-122, Maio/Jun. 2019. Disponível em: < http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/ >. Acesso em: 27 mai. 2022.
PORTELA, M. S. A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática. ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Anais... - ISSN 2596-3228, (4), 2018. Recuperado de <https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6510>. Acesso em: 27 mai. 2022.
POWELL, A. B. Aprimorando o conhecimento dos estudantes sobre a magnitude da fração: um estudo preliminar com alunos nos anos iniciais. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v.9, n.2, 2019, p. 50-68, 2019. Recuperado de < https://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2152>. Acesso em: 27 mai. 2022.
SILVA; V. Osvaldo Sangiorgi e “o fracasso da matemática moderna” no Brasil. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11130>. Acesso em 02 de jun. 2022.
WROBEL, J. S; KILL, T. G. Classes de Equivalência: uma abordagem moderna para o ensino de frações. Revista de História da Educação Matemática, nº 7, 1-27, 2021. Recuperado de <https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/405>. Acesso em: 27 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 303 PDF downloads: 207