OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Um inventário analítico dos pareceres

Autores

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, Educação Matemática, Formação docente, História da Educação Matemática

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal elaborar um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre a versão preliminar dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática para o Ensino Fundamental, documentos de circulação restrita, que buscaram contribuir com a forma final dessa documentação curricular nacional. O inventário irá compor um material de pesquisa para outros estudos em desenvolvimento do Projeto Temático “A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, que compreende e se concentra na pluralidade de sentido das Matemáticas, evidenciando a Matemática da formação de professores e do ensino. A proposta analisará as discussões que são colocadas em destaque pelos pareceres emitidos no processo de produção dos PCN de Matemática, analisando principalmente as críticas dos pareceristas.

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Biografia do Autor

Jessica Ramos Lucas, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Ciências - Licenciatura. Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Referências

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Publicado

2022-04-27

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Como Citar

LUCAS, J. R. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Um inventário analítico dos pareceres. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/158. Acesso em: 19 abr. 2024.