OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Um inventário analítico dos pareceres

Authors

Keywords:

Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, Educação Matemática, Formação docente, História da Educação Matemática

Abstract

Este projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal elaborar um inventário analítico dos pareceres emitidos sobre a versão preliminar dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Matemática para o Ensino Fundamental, documentos de circulação restrita, que buscaram contribuir com a forma final dessa documentação curricular nacional. O inventário irá compor um material de pesquisa para outros estudos em desenvolvimento do Projeto Temático “A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, que compreende e se concentra na pluralidade de sentido das Matemáticas, evidenciando a Matemática da formação de professores e do ensino. A proposta analisará as discussões que são colocadas em destaque pelos pareceres emitidos no processo de produção dos PCN de Matemática, analisando principalmente as críticas dos pareceristas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jessica Ramos Lucas, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Ciências - Licenciatura. Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

References

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/ Secretaria do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, versão ago./1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acesso em: 27 jul. 2021.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação:tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

PIETROPAOLO, R. C. Parâmetros curriculares nacionais de matemática: um estudo dos pareceres. Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo. PUC-SP, 1999.

VALENTE, W. R. Maria Amabile Mansutti. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 1, n. 2. Disponível em: <https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/5> Acesso em: 27 jul. 2021.

VALENTE, W. R. et al. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto Temático FAPESP. Processo 2017/15751-2. São Paulo, 2017. Disponível em: <https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/> Acesso em: 27 jul. 2021.

Published

2022-04-27

Métricas


Visualizações do artigo: 537     PDF (Português (Brasil)) downloads: 147

How to Cite

LUCAS, J. R. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Um inventário analítico dos pareceres. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/158. Acesso em: 21 nov. 2024.