A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Magistério Indígena, Professor indígena, Ensino de MatemáticaDownloads
Referências
ACRE. Secretaria Estadual de Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso Formação de Professores em Magistério Indígena - Raiz. Coordenação de Educação Escolar indígena, 2017.
ALBUQUERQUE, M. do S. C. de. 20 anos de formação de professores indígenas no projeto de autoria da CPI/AC. João Pessoa: Santa Maria, 2010.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 14. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
BARROS, J A. Fontes Históricas: uma introdução à sua definição, à sua função no trabalho do historiador e à sua variedade de tipos. Cadernos do Tempo Presente, São Cristóvão, v. 11, n. 02, p. 3-26, jul./dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/article/view/15006. Acesso em: 29 mai. 2022.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representação. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002.
COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DO ACRE – CPI/AC. Matemática: livro 1. Rio Branco, 1991.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Demográfico 2022. Primeiros resultados do Universo. Publicado em: 7 ago. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37565-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas-e-mais-da-metade-deles-vive-na-amazonia-legal. Acesso em: 11 ago. 2023.
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GRUPIONI, L. D. B. Contextualizando o campo da formação de professores indígenas no Brasil. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p. 39-68, 2006.
MAHER, T. M. A formação de professores indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p. 11-37, 2006.
MATOS, K. G.; MONTE, N. L. Contextualizando o campo da formação de professores indígenas no Brasil. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p. 69-111, 2006.
MONTE, N. L. Escolas formais – Agências mediadoras. In: CABRAL, A. S. A. Projeto Interação: por uma educação diferenciada. Brasília: Fundação Nacional próMemória, 1987.
SILVA, J. A. C. Políticas públicas de Educação Escolar Indígena e a formação de professores indígenas no Acre. 2015. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
SILVEIRA, E. da S. História Oral e memória: pensando um perfil de historiador etnográfico. Métis: história & cultura, v. 6, n. 12, p. 35-44, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/835/592. Acesso em: 24 out. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 12 PDF downloads: 6