A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA

Autores/as

Palabras clave:

Magistério Indígena, Professor indígena, Ensino de Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA)-REAMEC. Mestre e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora no Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Laura Isabel Marques Vasconcelos Almeida, Universidade de Cuiabá (UNIC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Pós Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000). Professora aposentada da Educação Básica em 2019, com vasta experiência na docência nos Anos Iniciais e na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências REAMEC/UFMT, na Linha de pesquisa Formação de Professores e vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIC.

Citas

ACRE. Secretaria Estadual de Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso Formação de Professores em Magistério Indígena - Raiz. Coordenação de Educação Escolar indígena, 2017.

ACRE. Secretaria Estadual de Educação. A Educação Escolar Indígena em números. Coordenação de Educação Escolar indígena, 2022.

ALBUQUERQUE, M. do S. C. de. 20 anos de formação de professores indígenas no projeto de autoria da CPI/AC. João Pessoa: Santa Maria, 2010.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 14. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representação. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002.

COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DO ACRE – CPI/AC. Relatório parcial do projeto “Análise de uma experiência de autoria”. In: Arquivos do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena - CDPI/CPI-AC. Rio Branco: CPI/AC, 1985.

COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DO ACRE – CPI/AC. Cartilha de Matemática: livro 1. Matos, K. G. (Org.). In: Arquivos do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena - CDPI/CPI-AC. Rio Branco: CPI/AC, 1991.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Demográfico 2022. Primeiros resultados do Universo. Publicado em: 7 ago. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37565-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas-e-mais-da-metade-deles-vive-na-amazonia-legal. Acesso em: 11 ago. 2023.

MAHER, T. M. A formação de professores indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI, L. D. B. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p. 11-37, 2006.

MONTE, N. L. Escolas formais: agências mediadoras. In: CABRAL, A. S. A. Por uma educação diferenciada. Brasília: Fundação Nacional próMemória, 1987.

SILVEIRA, E. da S. História Oral e memória: pensando um perfil de historiador etnográfico. Métis: história & cultura, v. 6, n. 12, p. 35-44, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/835/592. Acesso em: 24 out. 2023.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 69     PDF (Português (Brasil)) downloads: 64

Cómo citar

SILVA, M. R. da C.; ALMEIDA, L. I. M. V. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/278. Acesso em: 21 nov. 2024.