A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Ensino das Quatro Operações no Ceará, Livro didático, Narrativas matemáticas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Luz da Silva Nogueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8161586059617728. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-2656-7365. E-mail: maluznogueira@yahoo.com.br

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Ensino, Filosoia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular do Departamento de Ciências e Tecnologias e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ. Fundo: Instrução Pública, Correspondências, Data Tópica: Canindé, Data Crônica: 1855. Relação de utensílios do Professor de Primeiras Letras José Geraldo Correia Lima. BR APEC, IP. CO, QX. 1/75. CAIXA 50.

BERTINI, L. F. Problemas arithmeticos nos livros escolares brasileiros do final do século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENAPHEM, 3., 2016, São Mateus. Anais [...]. São Mateus: UFES, 2016. p. 1-14. Disponível em: http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem/paper/viewFile/1959/60 Acesso em: 30 out. 2023.

CEARÁ. Instruções de 10 de julho de 1853. In: BARBOSA, J. L.; OLIVEIRA, A. L. de; BARBOSA, I. C. (org.). Leis Provinciais: Estado e Cidadania (1835-1861). Compilação das Leis Provinciais do Ceará – compreendendo os anos de 1835 a 1861. Ed. Fac-similada. Fortaleza: INESP, 2009. (Coleção Assembleia Histórica: Memória, Estado e Sociedade. TOMO II, p. 409-422). Fac-sìmile da edição publicada em 1862.

CHARTIER, R. A História cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difel, 1988.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set/dez. 2004.

COLLAÇO, F. N. Aritmética prática para uso das escolas primárias de ambos os sexos. 16. ed. Pernambuco: Livraria Francesa, 1888. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100348 Acesso em: 7 nov. 2023

COSTA, D. A. da. A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890 - 1946. 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

GALVÃO, R. V. de A. Eis o Homem: Felippe Neri Collaço (RECIFE, 1815-1894). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA - A história na encruzilhada dos tempos, 5., Recife. Anais [recurso eletrônico] [...]. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 1671-1680. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16rziPkk5fmgCXRneHqxbZAczYOaOfGE8/view Acesso em: 29 jun. 2023.

GALVÃO, A. M. de O. A circulação do livro escolar no brasil oitocentista. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu-MG. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/circulacao-do-livro-escolar-no-brasiloitocentista-0 Acesso em: 19 jun. 2023.

VALENTE, W. R. A educação matemática na escola de primeiras letras 1850-1960: um inventário de fontes. (BOLG). Disponível em: http://www2.unifesp.br/centros/ghemat/images/stuffs/INVENTARIO/livros.ht m Acesso em: 15 set. 2023.

VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730- 1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF downloads: 42

Como Citar

NOGUEIRA, M. da L. da S.; LANDO, J. C. A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/313. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores