A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ

Autores/as

Palabras clave:

Ensino das Quatro Operações no Ceará, Livro didático, Narrativas matemáticas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Luz da Silva Nogueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8161586059617728. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-2656-7365. E-mail: maluznogueira@yahoo.com.br

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Ensino, Filosoia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular do Departamento de Ciências e Tecnologias e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Citas

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ. Fundo: Instrução Pública, Correspondências, Data Tópica: Canindé, Data Crônica: 1855. Relação de utensílios do Professor de Primeiras Letras José Geraldo Correia Lima. BR APEC, IP. CO, QX. 1/75. CAIXA 50.

BERTINI, L. F. Problemas arithmeticos nos livros escolares brasileiros do final do século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENAPHEM, 3., 2016, São Mateus. Anais [...]. São Mateus: UFES, 2016. p. 1-14. Disponível em: http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem/paper/viewFile/1959/60 Acesso em: 30 out. 2023.

CEARÁ. Instruções de 10 de julho de 1853. In: BARBOSA, J. L.; OLIVEIRA, A. L. de; BARBOSA, I. C. (org.). Leis Provinciais: Estado e Cidadania (1835-1861). Compilação das Leis Provinciais do Ceará – compreendendo os anos de 1835 a 1861. Ed. Fac-similada. Fortaleza: INESP, 2009. (Coleção Assembleia Histórica: Memória, Estado e Sociedade. TOMO II, p. 409-422). Fac-sìmile da edição publicada em 1862.

CHARTIER, R. A História cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difel, 1988.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set/dez. 2004.

COLLAÇO, F. N. Aritmética prática para uso das escolas primárias de ambos os sexos. 16. ed. Pernambuco: Livraria Francesa, 1888. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100348 Acesso em: 7 nov. 2023

COSTA, D. A. da. A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890 - 1946. 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

GALVÃO, R. V. de A. Eis o Homem: Felippe Neri Collaço (RECIFE, 1815-1894). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA - A história na encruzilhada dos tempos, 5., Recife. Anais [recurso eletrônico] [...]. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 1671-1680. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16rziPkk5fmgCXRneHqxbZAczYOaOfGE8/view Acesso em: 29 jun. 2023.

GALVÃO, A. M. de O. A circulação do livro escolar no brasil oitocentista. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu-MG. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/circulacao-do-livro-escolar-no-brasiloitocentista-0 Acesso em: 19 jun. 2023.

VALENTE, W. R. A educação matemática na escola de primeiras letras 1850-1960: um inventário de fontes. (BOLG). Disponível em: http://www2.unifesp.br/centros/ghemat/images/stuffs/INVENTARIO/livros.ht m Acesso em: 15 set. 2023.

VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730- 1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF (Português (Brasil)) downloads: 42

Cómo citar

NOGUEIRA, M. da L. da S.; LANDO, J. C. A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/313. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores