O LIVRO MATEMÁTICA DE GALANTE: um ensino de matemática para a quarta série ginasial

Autores

  • Pedro Lucas Almeida pedrolucas.plfa@outlook.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eliene Barbosa Lima eblima@uefs.br
    Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0001-6928-5217

Palavras-chave:

Ensino de matemática,, Livro Didático, Galante

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Doutora Eliene Barbosa Lima. Doutorado: Ensino e filosofia em História das ciências. Atua na Universidade Estadual de Feira de Santana 

Referências

BRASIL. Portaria n. 1045, de 14 de dezembro de 1951. Expede os planos de desenvolvimento dos programas mínimos de ensino secundário e respectivas instruções metodológicas. D.O.U. Suplemento ao nº 45. Capital Federal, 22 fev. 1952.

BRASIL. Lei n. 4024, de 20 de dezembro de 1961. Dispõe sobre a organização da Universidade do Rio de Janeiro. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 16 fev. 2022.

CHOPPIN, A.. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

GALANTE, C.. Matemática. Quarta Série Ginasial. 23. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 1966a. (Coleção Didática do Brasil, Série Ginasial).

GALANTE, C.. Professor e engenheiro: como perder o medo da Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 1966b.

GOMES, M. L. M.. Elementos de uma História de Formação Docente: as memórias de um professor de Matemática. In: Bolema, Rio Claro, São Paulo, v. 32, n. 60, p. 191- 211, abr. 2018, Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a10.

GUIMARÃES, H. M.. Por uma matemática nova nas escolas secundárias –Perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATOS, J. M.; VALENTE, W. R.. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Editora Da Vinci/Capes/Ghemat, 2007. p. 21-45.

AUTOR 2

REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDO PEDAGÓGICO. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, v. XVI, n. 44, out./dez. 1951.

SCHUBRING, G.. Análise histórica de livros de matemática: notas de aula. Tradução de Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas: Autores Associados, 2003.

SOARES, F.. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

SOARES, F. S.; DASSIE, B. A.; ROCHA, J. L.. Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 2004.

VALENTE, W. R.. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Cempem – FE – Unicamp, v. 16, n. 30, p. 139-162, jul./dez. 2008.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 7     PDF downloads: 4

Como Citar

ALMEIDA, P. L.; BARBOSA LIMA, E. O LIVRO MATEMÁTICA DE GALANTE: um ensino de matemática para a quarta série ginasial. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/336. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores