O LIVRO MATEMÁTICA DE GALANTE: um ensino para a quarta série ginasial na década de 1960

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de matemática,, Livro Didático, Galante

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Lucas Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Licenciatura em Matemática e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), mediante Edital PPPG-IC/UEFS N° 01/2022; 01/2023, ambas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Doutora Eliene Barbosa Lima. Doutorado: Ensino e filosofia em História das ciências. Atua na Universidade Estadual de Feira de Santana 

Citas

BRASIL. Portaria n. 1045, de 14 de dezembro de 1951. Expede os planos de desenvolvimento dos programas mínimos de ensino secundário e respectivas instruções metodológicas. D.O.U. Suplemento ao nº 45. Capital Federal, 22 fev. 1952.

BRASIL. Lei n. 4024, de 20 de dezembro de 1961. Dispõe sobre a organização da Universidade do Rio de Janeiro. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 16 fev. 2022.

CHOPPIN, A.. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

GALANTE, C.. Matemática. Quarta Série Ginasial. 23. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 1966a. (Coleção Didática do Brasil, Série Ginasial).

GALANTE, C.. Professor e engenheiro: como perder o medo da Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 1966b.

GOMES, M. L. M.. Elementos de uma História de Formação Docente: as memórias de um professor de Matemática. In: Bolema, Rio Claro, São Paulo, v. 32, n. 60, p. 191- 211, abr. 2018, Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a10.

GUIMARÃES, H. M.. Por uma matemática nova nas escolas secundárias –Perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATOS, J. M.; VALENTE, W. R.. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Editora Da Vinci/Capes/Ghemat, 2007. p. 21-45.

AUTOR 2

REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDO PEDAGÓGICO. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, v. XVI, n. 44, out./dez. 1951.

SCHUBRING, G.. Análise histórica de livros de matemática: notas de aula. Tradução de Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas: Autores Associados, 2003.

SOARES, F.. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

SOARES, F. S.; DASSIE, B. A.; ROCHA, J. L.. Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 2004.

VALENTE, W. R.. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Cempem – FE – Unicamp, v. 16, n. 30, p. 139-162, jul./dez. 2008.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 66     PDF (Português (Brasil)) downloads: 41

Cómo citar

ALMEIDA, P. L.; BARBOSA LIMA, E. O LIVRO MATEMÁTICA DE GALANTE: um ensino para a quarta série ginasial na década de 1960. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/336. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores