O LIVRO MATEMÁTICA DE GALANTE: um ensino para a quarta série ginasial na década de 1960
Palabras clave:
Ensino de matemática,, Livro Didático, GalanteDescargas
Citas
BRASIL. Portaria n. 1045, de 14 de dezembro de 1951. Expede os planos de desenvolvimento dos programas mínimos de ensino secundário e respectivas instruções metodológicas. D.O.U. Suplemento ao nº 45. Capital Federal, 22 fev. 1952.
BRASIL. Lei n. 4024, de 20 de dezembro de 1961. Dispõe sobre a organização da Universidade do Rio de Janeiro. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 16 fev. 2022.
CHOPPIN, A.. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.
GALANTE, C.. Matemática. Quarta Série Ginasial. 23. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 1966a. (Coleção Didática do Brasil, Série Ginasial).
GALANTE, C.. Professor e engenheiro: como perder o medo da Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 1966b.
GOMES, M. L. M.. Elementos de uma História de Formação Docente: as memórias de um professor de Matemática. In: Bolema, Rio Claro, São Paulo, v. 32, n. 60, p. 191- 211, abr. 2018, Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a10.
GUIMARÃES, H. M.. Por uma matemática nova nas escolas secundárias –Perspectivas e orientações curriculares da matemática moderna. In: MATOS, J. M.; VALENTE, W. R.. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Editora Da Vinci/Capes/Ghemat, 2007. p. 21-45.
AUTOR 2
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDO PEDAGÓGICO. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, v. XVI, n. 44, out./dez. 1951.
SCHUBRING, G.. Análise histórica de livros de matemática: notas de aula. Tradução de Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas: Autores Associados, 2003.
SOARES, F.. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
SOARES, F. S.; DASSIE, B. A.; ROCHA, J. L.. Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 2004.
VALENTE, W. R.. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Cempem – FE – Unicamp, v. 16, n. 30, p. 139-162, jul./dez. 2008.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 66 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41