Orientações para o ensino de geometria em documentos oficiais: São Paulo, 1975 a 1992

Autores

Palavras-chave:

Saber profissional, Matemática para ensinar, Documentos oficiais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Robert Conceição, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Possui mestrado em Ciências pela Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Membro do grupo de pesquisa denominado Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas atuais da Educação Matemática - NIHPEMAT, coordenado pela Profª. Drª. Ivanete Batista dos Santos (UFS) e Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT, coordenado nacionalmente pelo Prof Dr Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP). Pesquisa na área de ensino, em especial Educação Matemática, com ênfase em história da educação matemática.

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo

Professora doutora.

Referências

BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos.; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar – novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017a. p. 113-172.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular de Matemática – HEM/CEFAM. São Paulo: SE/CENP, 1990.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Centro de Recursos Humanos e Pesquisas educacionais. Guias Curriculares do estado de São Paulo Propostos para as Matérias do Núcleo Comum do ensino do 1° Grau - Matemática, 1975.

VALENTE, W. R. Os movimentos da matemática na escola: do ensino de matemática para a educação matemática; da educação matemática para o ensino de matemática; do ensino de matemática para a Educação Matemática; da Educação Matemática para o Ensino de Matemática? Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 3-23, abr.-jun./2016.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 49     PDF downloads: 28

Como Citar

CONCEIÇÃO, A. R.; DE FATIMA BERTINI, L. Orientações para o ensino de geometria em documentos oficiais: São Paulo, 1975 a 1992. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–6, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/346. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores