SABERES ARITMÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO (1872-1883)

Autores/as

Palabras clave:

Profissionalização docente; Século XIX; Minas Gerais.

Resumen

Este artigo descreve uma investigação de cunho documental com o propósito de tentar responder a questão: quais eram os saberes a ensinar e os saberes para ensinar referentes à Aritmética, na Escola Normal de Ouro Preto? Foi possível constatar que, em relação aos conteúdos, há uma correlação entre o que era estabelecido para a formação de professores e para as escolas primárias. Quanto aos saberes para ensinar são apresentadas algumas conjecturas, acrescentando-se que, na legislação analisada, não constam menções ao ensino intuitivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica - MG

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Citas

BASTOS, M. H. C. A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida (1808-1827). História da Educação, Pelotas (1), p. 115-113, abr.1997.

BRASIL. Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879 - Reforma o ensino primario e secundario no municipio da Côrte e o superior em todo o Imperio. In: BRASIL. Coleções de leis do Império do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1879. v.1, pt. II.

BRASIL. Lei nº 16, de 12 de agosto de 1834 (Ato Adicional). Faz algumas alterações e adições à Constituição política do império, nos termos da Lei de 12 de outubro de 1832. In: BRASIL. Colecção de Leis do Império do Brasil de 1834. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1866.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. In: BRASIL. Colecção das Leis do Império do Brazil – 1827. Rio de Janeiro: Tipographia Nacional, 1927.p.71, v. 1, pt. I.

FARIA FILHO, L. M. de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de. VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FARIA FILHO, L. M.; CHAMON, C. S.; ROSA, W. M. Educação elementar: Minas Gerais na primeira metade do século XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

FARIA FILHO, L. M.; ROSA, W. (1999). O ensino mútuo em Minas Gerais. In: BASTOS, M. H. C.; FARIA FILHO, L. M. A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: EDIUF, 1999.p. 177-196.

JARDILINO, J. R. L.; PEDRUZZI, J. S. A Escola Normal de Ouro Preto -um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852). Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 679-699, maio/ago. 2016.

MINAS GERAIS. Regulamento n.º 100, de 19 de junho de 1883. In: MINAS GERAIS. Livro da lei Mineira. Ouro Preto: Tipographia do Liberal Mineiro, 1884.

MINAS GERAIS. Regulamento n.º 84, de 21 de março de 1879. In: MINAS GERAIS. Livro da Lei Mineira. Ouro Preto: Tipographia da Actualidade, 1880. Arquivo Público Mineiro (APM). Tomo 46, Parte 2ª.

MINAS GERAIS. Regulamento n.º 100 de 11 de abril de 1872. In: MINAS GERAIS. Collecção das leis da Assembléa Legislativa de Minas Geraes. Ouro Preto: Tipographia de J. F. de Paula Castro, 1873. Tomo XXXIX, parte 2ª.

MINAS GERAIS. Instrução Pública. Lei n° 311, de 8 de abril de 1846. In: MINAS GERAIS. Coleção Leis Mineiras - (1835-1889). Ouro Preto: Typographia Imparcial de B. X. Pinto de Sousa, 1846. p.141-146.

MINAS GERAIS. Falla dirigida á Assembléa Legislativa Provincial de Minas-Geraes na abertura da sessão ordinaria do anno de 1842, pelo vice-presidente da Provincia, Herculano Ferreira Penna. Ouro-Preto, Typographia do Correio de Minas, 1842.

MINAS GERAIS. Falla dirigida á Assembléa Legislativa Provincial de Minas-Geraes na sessão ordinaria do anno de 1840 pelo presidente da Provincia, Bernardo Jacintho da Veiga. Ouro-Preto: Typographia do Correio de Minas, 1840.

MINAS GERAIS. Lei provincial n. 13, de 28 de março de 1835–Regula a criação das cadeiras de instrução primária, o provimento e os ordenados dos professores. Ouro Preto: Tipographia do Universal, 1835.

RESENDE, F. M.; FARIA FILHO, L. M. História da política educacional em Minas Gerais no século XIX. Revista Brasileira de Educação, n.2, p. 79-115, jul./dez. 2001

SUCUPIRA, N. O Ato Adicional de 1834 e a descentralização da educação. In: FÁVERO, O. (org.) A educação nas constituintes brasileiras (1823-1988). 3 ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.

VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

ZUIN, E. S. L. Propostas para o ensino do sistema métrico no Pará pelas mãos de Tito Cardoso de Oliveira. Revista Amazônia, v.16, n. 36 p. 142-158, 2020.

ZUIN, E. S. L. La introducción del Sistema Métrico Decimal en las escuelas primarias portuguesas y brasileñas en el siglo XIX y los cambios en la aritmética escolar. Revista Paradigma, v. 39, n. extra 1, p. 223-248, jun. 2018.

ZUIN, E. S. L. Por uma nova Arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar no Portugal e no Brasil Oitocentistas. 2007. 318 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2007.

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 114     PDF (Português (Brasil)) downloads: 94

Cómo citar

ZUIN, E. de S. L. . SABERES ARITMÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO (1872-1883). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/78. Acesso em: 23 nov. 2024.