UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINAVA ARITMÉTICA A PARTIR DA REVISTA DE ENSINO (ALAGOAS - 1927)
Palavras-chave:
Aritmética a ensinar, Aritmética para ensinar, Revista de Ensino, Saber profissionalResumo
Neste enredo é apresentado o resultado de uma proposta que teve como objetivo caracterizar o saber profissional do professor que ensinava aritmética a partir de exemplares da Revista de Ensino com publicação no estado de Alagoas no ano de 1927. Foram utilizados como referências estudos que discutem a constituição dos saberes profissionais do professor como Valente (2019), Maciel (2019) e Morais, Bertini e Valente (2021), os quais englobam uma matemática a ensinar e para ensinar. Para o exame dos exemplares, foram tomados como guia os elementos de uma aritmética do ensino. Por isso foram adotadas como lente as categorias de análise sequência, graduação, significado, exercícios e problemas. Logo, foi possível constatar elementos de aproximação e distanciamento, de forma que tanto para o trabalho com os números, quanto para as operações, verifica-se uma graduação a qual contemplava um ensino intuitivo.
Downloads
Referências
CAMPOS, V. Lição de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927, nº 1. Jan.-fev. Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/126738.
CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. Tradução de: Maria Manuela Galhardo.
COSTA, D. A. da, Repositório. VALENTE, W. R. [Org.]. Programas de Ensino –Cadernos de Trabalho. Vol. 3. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
LAISANT, C. Primeiras Licções de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927a, nº 2, Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/126742.
LAISANT, C. Lição de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927b, nº 3, Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135354.
¬LAISANT, C. Lição de Arithmetica. Revista de Ensino, 1927c, nº 4, Alagoas. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135355.
MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920). 2019, 321 f. Tese (Doutorado em Ciências) — Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 20. mar. de 2022
MORAIS, R. S., BERTINI, L. F. & VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: do século XIX a BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. Revista de Matemática, ensino e cultura. Natal, RN, ano 8, n.12, p. 22-50, Jan.-Jun. 2013.
VALENTE, W. R; BERTINI, L.F; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico -metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Revista Acta Scientiae. Canoas, RS, n.2, p. 224-235, Març.-Abr. de 2017.
VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 123 PDF downloads: 62