O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA: dados preliminares

Autores

Palavras-chave:

Movimento da Matemática Moderna, História Cultural, Livros de Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que investiga como se deu o processo recepção e apropriação de saberes relacionados ao Movimento da Matemática Moderna em um conjunto de pequenas cidades do interior da Bahia no período de 1960 à 1980 e está inserida no campo da História Cultural (Chartier, 2002). Os dados aqui apresentados consideram fontes de uma das instituições de ensino pesquisadas no Município, em particular uma fonte documental relativa a um conjunto de livros didáticos registrados junto à biblioteca assim como trechos de entrevista com uma ex-professora da instituição. Os resultados preliminares apontam a influência do livro didático na propagação do Movimento da Matemática Moderna no município de Aiquara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenildo Santos, Universidade Federal do ABC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste do Bahia (UESB). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática e da Matemática da Universidade Federal do ABC(UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil. 

Referências

BÓSCOLO Alcides; CASTRUCCI, Benedito. Curso Moderno de Matemática. São Paulo: Editora FTD, 1967.

BURKE, Peter. O que é história cultural? 2 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro, Zahar, 2014.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, Abr. 1991. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng= en&nrm=iso>. Acesso em 13 Fev. 2022. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141991000 100010.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. 2 ed. Lisboa: Difusão Editorial, 2002.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XVI e XVIII. 2 ed. Brasília: Editora da UnB, 1998.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177- 229,1990.

FERREIRA, Tosca; CARVALHO, Henriqueta de. Curso completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário. 1º ano. 1 ed. Editora Renovação, (s.d.).

DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. Matemática e educação matemática: a dinâmica de suas relações ao tempo do movimento da matemática moderna no Brasil. 2007. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43. jan./jun. 2001

SANTOS, Zenildo; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. O ensino da matemática e a cultura escolar dos grupos escolares do Município de Aiquara Bahia (1965-1985). Revista Cocar, n. 6, Edição Especial n.6. Mai./Ago., p. 227-250, 2019. Disponível em https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2485. Acesso em 24 fev. 2022.

SANTOS, Zenildo; COSTA, Lúcio Campos; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Evidências do movimento da matemática moderna no ensino primário no munícipio de Aiquara-BA (1965-1980). Revista Cocar. v.14 n.29 Maio/Ago., p.241-256, 2020. Disponível em https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3365. Acesso em 06 mar. 2022.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 11- 15, 1996. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2369/2108. Acesso em 02 mar. 2022

SOARES, Flávia. O Movimento da Matemática no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. 192f. Dissertação (mestrado em Matemática). Departamento de Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 168     PDF downloads: 59

Como Citar

SANTOS, Z. O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA: dados preliminares. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/127. Acesso em: 16 maio. 2024.