MATEMÁTICA MODERNA NO JARDIM DE INFÂNCIA: um estudo com documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha

Autores

Palavras-chave:

Matemática Moderna;, Jardim de Infância, Pré-Primário

Resumo

Este trabalho enfoca os saberes matemáticos a ensinar no Jardim de Infância presentes na formação dos professores pré-primários do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre nos anos 1960 e 1970. Buscamos indícios de como surgiu a ideia de ensinar e estudar Matemática Moderna no Jardim de Infância, e quem trouxe essas ideias para o Brasil ou para o Rio Grande do Sul. Para tentar responder tais perguntas utilizamos como fontes de pesquisa documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha e uma entrevista semiestruturada com a professora e pesquisadora Esther Pillar Grossi. Na análise dessas fontes identificamos o interesse no ensino de saberes matemáticos com ideias da Matemática Moderna já no ensino pré-primário, nomeado como Jardim de Infância.

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Biografia do Autor

Jenifer de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Elisabete Zardo Burigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-04-18

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Como Citar

SOUZA, J. de; BURIGO, E. Z. MATEMÁTICA MODERNA NO JARDIM DE INFÂNCIA: um estudo com documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/128. Acesso em: 15 maio. 2024.