POTÊNCIAS DE UMA COLEÇÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Coleção digital, Formação de professores, Acervos escolares

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as contribuições de acervos escolares para o ensino de matemática, em particular, da coleção digital de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha (LM/IE), de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para a investigação, foram considerados registros de oficinas com futuros professores que ensinarão matemática, realizadas no âmbito de projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A atividade na oficina consistia em fazer buscas por documentos na coleção digital. Ao final de cada oficina, os participantes responderam um questionário sobre a atividade. Pela análise das discussões e das respostas ao questionário, constatamos que os acervos escolares podem ser ferramentas de inspiração para o planejamento de aulas de matemática do presente, além de possibilitarem inúmeras reflexões acerca da cultura escolar de outros tempos.

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Biografia do Autor

Jenifer de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ensino de Matemática pela UFRGS.

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2023-04-13

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Como Citar

SOUZA, J. de; ZARDO BÚRIGO, E. POTÊNCIAS DE UMA COLEÇÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/197. Acesso em: 29 abr. 2024.