GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Geometria Analítica, ensino superior, História Cultural

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal descrever o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que investiga, no âmbito da história da educação matemática, a Geometria Analítica do ensino superior nas décadas de 1960 e 1970. O referencial teórico se baseia em aportes da História Cultural, História das Disciplinas Escolares, Saberes profissionais docentes e produção historiográfica que compreendem os aspectos metodológicos. Como objeto de estudo pretende-se analisar livros textos de geometria analítica publicados por autores brasileiros nas referidas décadas considerando aspectos como proposta da obra; conteúdos e abordagem; encaminhamentos metodológicos para desenvolvimento do conteúdo e exercícios e atividades. Por se tratar de uma pesquisa pertencente a um mestrado profissional, pretende-se desenvolver como produto educacional um material de Geometria Analítica contendo atividades retiradas de livros do período estudado com o intuito de assessorar estudantes da graduação dos cursos que contém a disciplina GA na matriz curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel José de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Professor da  Educação Básica na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG), Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Referências

BURKE, P. O que é História cultural?, 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

DA COSTA, David Antonio; VALENTE, Wagner Rodrigues. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. RIDPHE_R: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 1, n. 1, p. 96-110, 2015.

DIAS, André Luís Mattedi. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática. Educ. Matem. Pesq, São Paulo, v. 14, n. 3, p.301-321, jan. 2012.

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

JÚNIOR, Josélio Lopes Valentim. A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. 2013. Dissertação de Mestrado.

LUDVIG, I. C.; COSTA, D. A. Um relato de experiência sobre o projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de pesquisa sobre história da educação matemática”. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 274-283, 2020.

ORUÊ, Gabriela Regina Vasques. A trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro: constituição e funcionamento em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942. 2020. Dissertação de Mestrado.

SOARES, Susana Ribeiro. Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970. 2013. Dissertação de Mestrado.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3, 2018.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal (RN), Ano 8, n.12, p. 22-50, 2013.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Métricas


Visualizações do artigo: 120     PDF downloads: 118

Como Citar

PAULA, D. J. de. GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/135. Acesso em: 19 maio. 2024.