O TEOREMA GEOMÉTRICO NO ENSINO MATEMÁTICO: uma perspectiva decolonial

Autores

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Etnomatemática, Decolonialidade

Resumo

O trabalho vem apresentar a proposta pedagógica, o teorema geométrico contextualizado no ensino de matemática, envolvendo educandos do Ensino Fundamental II na construção do conhecimento matemático a partir das práticas culturais e manipulação de objetos. O trabalho segue amparado tanto nos estudos etnomatemáticos, que privilegiam o raciocínio qualitativo, a criatividade, e a apreciação de saberes e fazeres em diferentes povos e culturas, quanto na decolonialidade, um movimento teórico, ético e político que encontra suas raízes nos projetos subversivos, pois, anseia pela reconstrução do pensamento hegemônico e a luta contra a existência dominada e desumanizada. Como resultado, ao ser promovido no ensino o teorema geométrico partindo da cultura africana egípcia, mudanças significativas na aprendizagem matemática do educando da Educação Básica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Souza, Faculdade de Educação/USP

Doutora em Educação Matemática pela Instituição UNESP/SP. Pós-doutoramento pela Faculdade de educação/USP, SP, Brasil.

Referências

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades, Brasília: MEC, 2018.

COSTA, C. F. Ubiratan D`Ambrosio e a decolonialidade na Etnomatemática. Entrevista realizada no modo on-line em 23/6/2020. Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Educação de Angra dos Reis, Departamento de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

D'AMBROSIO, U. A busca da paz como responsabilidade dos matemáticos. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. número 7. pp 201-215. Costa Rica. 2011.

D'AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus. 2012.

GERDES, P. Pitágoras Africano: Um estudo em cultura e educação matemática, 2011.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das letras, 1989.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago.; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007.

OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev. [on-line]. 2010, v.26, n.1, p.15-40. ISSN 0102- 4698. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982010000100002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 mar.2023.

POWELL, A. B. Decolonizing Mathematics Instruction: Subordinating Teaching to Learning. Bolema, Rio Claro (SP), v. 36, n. 73, p.i-x, ago. 2022.

RAMOS, E.F. Teorema de Pitágoras. Campina Grande – PB: Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba 2012.

ROQUE, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SKOVSMOSE, O. Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

SOUZA, V. R. Presença africana na arquitetura e na educação brasileira: uma perspectiva decolonial sob a égide da Etnomatemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP, 2021.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 58     pdf downloads: 15

Como Citar

SOUZA, V. O TEOREMA GEOMÉTRICO NO ENSINO MATEMÁTICO: uma perspectiva decolonial . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/225. Acesso em: 29 abr. 2024.