O TEOREMA GEOMÉTRICO NO ENSINO MATEMÁTICO: uma perspectiva decolonial

Authors

Keywords:

Ensino de geometria, Etnomatemática, Decolonialidade

Abstract

O trabalho vem apresentar a proposta pedagógica, o teorema geométrico contextualizado no ensino de matemática, envolvendo educandos do Ensino Fundamental II na construção do conhecimento matemático a partir das práticas culturais e manipulação de objetos. O trabalho segue amparado tanto nos estudos etnomatemáticos, que privilegiam o raciocínio qualitativo, a criatividade, e a apreciação de saberes e fazeres em diferentes povos e culturas, quanto na decolonialidade, um movimento teórico, ético e político que encontra suas raízes nos projetos subversivos, pois, anseia pela reconstrução do pensamento hegemônico e a luta contra a existência dominada e desumanizada. Como resultado, ao ser promovido no ensino o teorema geométrico partindo da cultura africana egípcia, mudanças significativas na aprendizagem matemática do educando da Educação Básica.

 

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Author Biography

Valdirene Souza, Faculdade de Educação/USP

Doutora em Educação Matemática pela Instituição UNESP/SP. Pós-doutoramento pela Faculdade de educação/USP, SP, Brasil.

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Published

2023-05-01

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How to Cite

SOUZA, V. O TEOREMA GEOMÉTRICO NO ENSINO MATEMÁTICO: uma perspectiva decolonial . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/225. Acesso em: 16 may. 2024.