OS SABERES MATEMÁTICOS TRANSMITIDOS POR ALDA LODI NO IEMG: Ciência, Estado e Religião

Autores

Palavras-chave:

Alda Lodi, Pedagogia Científica, Ensino de Matemática

Resumo

Este trabalho marca o retorno ao Arquivo Alda Lodi em busca de caracterizar alguns dos saberes matemáticos presentes na formação de Lodi no IEMG. Incentivados pela resposta encontrada para uma questão que motivou o desenvolvimento de uma pesquisa de Iniciação Científica, qual seja: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi na correção de provas aplicadas por ela no IEMG? Buscamos, ao trocar o mote da pesquisa, encontrar alguns indícios do que poderia ser a constituição dos saberes matemáticos para a formação de professores e para o ensino primário. A mudança, acompanhada da análise de outras referências teórico-metodológicas, nos levou a considerar que apesar da forte presença católica no governo de Minas Gerais do período estudado, as principais concepções de criança e do ponto de partida do ensino condiziam com os discursos da pedagogia científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Virginio da Silva Filho, Universidade Federal de São Paulo

Graduando em Pedagogia na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, SP, Brasil.

Referências

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

DUARTE, A. R. S.; OLIVEIRA, M. C. A.; BORGES, R. A. S.; LISBOA, E. Q. FERNANDES, J. C. B.; BARROS, S. C. Os Saberes Elementares da Matemática: um Estudo das Normativas para o Ensino Primário e Normal de Minas Gerais – 1898 a 1970. In: COSTA, D. A.; VALENTE, W. R (org.). Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 63-97.

CHARTIER, R. A ‘nova’ História Cultural. In: GARNICA, A. V. M (org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 19-36. (Coleção História da Matemática para Professores).

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

FONSECA, N. M. L. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-8MRFRE. Acesso em: 26 mar. 2023.

GOMES, H. Caderno: Matemática - 2º ano do Curso de Administração Escolar. Belo Horizonte, [entre 1946 e 1951], [284] p.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. (Coleção Contextos da Ciência).

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

MACHADO, N. J. Cursos USP - Tópicos de Epistemologia e Didática. 2011. São Paulo: UNIVESP TV, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3607D2A0360CD002. Acesso em: 20 jun. 2023.

MINAS GERAIS. Programas (Ensino Primário Elementar). Imprensa Oficial, Belo Horizonte, MG, 1961 (3. ed.). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104807. Acesso em: 26 mar. 2023.

MONARCHA, C. “Testes ABC”: origem e desenvolvimento. Boletim Academia Paulista de Psicologia (online), v. 28, n. 1, p. 7-17, jan./jul. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=94600102. Acesso em: 19 mar. 2023.

MONARCHA, C. Brasil Arcaico, Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: UNESP, 2009.

REIS, D. A. F. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: Estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). 2014. 258f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9LVP8T. Acesso em: 26 mar. 2023.

ROCHA, A. C. S. M. Alda Lodi e o ensino de matemática: quando o internacional é nacional. HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 3, p. 43-59, set./dez. 2019. Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/287. Acesso em: 23 jun. 2023.

SAUVÉ, L. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 6, n. 10, p. 72-102, jul./dez. 1997.

SILVA FILHO, R. A matemática para ensinar na correção das provas de Alda Lodi no IEMG: a eficiência como uma atitude docente. ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, no prelo.

VALENTE, W. R. O erro em matemática: subsídios para a História da Educação. In: WARDE, M. J.; OLIVEIRA, F. R. (org.). História da Educação: sujeitos, objetos e práticas. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. p. 223-241. (Coleção PPGE; 6). Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66026. Acesso em: 19 mar. 2023.

VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. Reescrevendo a história do ensino primário: o centenário da lei de 1827 e as reformas Francisco Campos e Fernando de Azevedo. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 31-50, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27874. Acesso em: 21 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Métricas


Visualizações do artigo: 55     pdf downloads: 23

Como Citar

SILVA FILHO, R. V. da. OS SABERES MATEMÁTICOS TRANSMITIDOS POR ALDA LODI NO IEMG: Ciência, Estado e Religião. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/240. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais